Pular para o conteúdo
BRASIL

Guarulhos: Diante da ameaça neofascista, a maior missão da esquerda é a unidade

Fabiana de Abreu, de Guarulhos (SP)

A Eleição de Lula foi importantíssima para a classe trabalhadora, após amargar as mortes de milhares de pessoas durante a pandemia, por conta do negacionismo bolsonarista e depois de perder direitos históricos com o golpe contra Dilma Rousseff. No entanto, a extrema-direita busca acumular e ampliar sua força em seu projeto neofascista.

Nos eventos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o bolsonarismo demonstrou o quanto é perigoso. O ato de 25 de fevereiro comprova que há perigo na esquina. É um fenômeno que não é novo e está retomando sua força em nível mundial. Exemplo disso, é a eleição na vizinha Argentina de Milei e o favoritismo de Trump nos Estados Unidos que, se reeleito, significará uma tragédia de consequências negativas inimagináveis.

Nesse sentido, é vital cercar o povo palestino de solidariedade que vive um genocídio praticado por Netaniahu e que representa esse projeto, sendo uma ameaça à vida dos trabalhadores na Palestina, em nosso país e no mundo, literalmente.

No Brasil, esse setor possui uma máquina poderosa. Têm apoio de empresários, da maior parte da grande mídia e também das locais, bem como das igrejas neopentecostais. Está à frente de estados importantes como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Têm Maioria no congresso, na câmara municipal e assembleia Legislativa. Também atuam com milícias e no submundo das redes sociais com Fake News com larga audiência em nossa classe.

Em 2024, as eleições municipais representarão uma disputa ferrenha. O bolsonarismo e seus aliados farão de tudo para alcançar o objetivo de eleger 1500 prefeitos no país. Guarulhos e todo alto Tietê estão nesta lista.

O atual prefeito bolsonarista, Guti (PSD), que está em sua segunda gestão pretende unificar a direita e está muito empenhado nisso, construindo junto com o governador Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS) a candidatura de Jorge Wilson – Xerife do Consumidor, também do partido Republicanos.

A vitória para este campo significará mais desmonte dos serviços públicos como Foi o fechamento da Proguaru demitindo 5 mil mães e pais de família, mais privatizações, menos políticas para as mulheres, negros e LGBTQIAPN+, mais filas e mortes para quem depende da saúde pública, mais entrega das creches para as conveniadas e um longo etecetera de políticas anti-pobres.

Nesse sentido fazemos um chamado a esquerda que se some em unidade num único projeto antibolsonarista em Guarulhos. Um projeto alicerçado, em partidos ligados às lutas da classe trabalhadora, nos movimentos sociais por moradia, de mulheres, negros, juventude, indígenas, população LGBTQIAPN+, culturais que foram linha de frente na luta pela eleição de Lula.

Não há tempo a perder e a unidade da esquerda é fundamental para a população, tão sofrida, carente e necessitada de um programa para ela e não para o 1%, como defende o Bolsonarismo.

Não há tempo a perder e a unidade da esquerda é fundamental para a população, tão sofrida, carente e necessitada de um programa para ela e não para o 1%, como defende o Bolsonarismo.

Não podemos errar. A nossa divisão é o triunfo do projeto neofascista. A maior missão da esquerda é a defesa da democracia e da classe trabalhadora.

Unidade! Pela democracia e com as organizações ligadas às e aos trabalhadores!

Fabiana de Abreu é militante da Resistência e faz parte do Diretório do PSOL Guarulhos,