Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Iniciamos o mês de março com ocupação feminista na Câmara de Vereadores de Fortaleza

Rebeca Veloso, de Fortaleza
@fcostafotografia

Neste dia 5 de março, abrindo o mês das lutas das mulheres, a companheira Anna Karina toma posse como vereadora de Fortaleza. Gabriel Aguiar, eleito o vereador mais votado pelo PSOL em 2020, tomou a decisão de licenciar-se. Anna Karina, feminista e professora, na semana do 8 de março, passa a ser vereadora de Fortaleza.

Com a entrada de Anna Karina, o PSOL de Fortaleza passa a ter uma bancada 100% feminina, juntando-se as co-vereadoras Adriana Gerônimo , Louise Santana e Lila Salu da mandata coletiva Nossa Cara. Karina passa a ser 10ª vereadora a tomar posse nesta legislatura numa casa com 43 cadeiras e soma-se à bancada de oposição dentro de uma casa que tornou-se uma trincheira do bolsonarismo, aprovando recentemente a cidadania de Bolsonaro e repudiando a fala do presidente Lula contra o estado sionista de Israel.

Esse tempo no parlamento será utilizado para reforçar o combate contra a extrema-direita, representada no Brasil pelo bolsonarismo, que se mantém vivo e pretende se fortalecer nessas eleições municipais de 2024. Faremos de tudo, através da mandata Ocupação Feminista, para que nossa cidade contribua com a derrota dessa força política que vem destruindo nosso país e exalando seu ódio por onde passa.

A mandata Ocupação Feminista fará uma experiência curta na Câmara de Vereadores e aproveitará o espaço do parlamento para debater e apresentar políticas públicas para a cidade de Fortaleza em defesa da vida das mulheres, da juventude periférica, da educação pública e da classe trabalhadora. Usará a tribuna legislativa para lutar contra o machismo e a violência contra as mulheres, contra o racismo, a lgbtfobia, o capacitismo e todas as formas de opressão e exploração.

Temos uma cidade com mais de 53% de mulheres, mas uma câmara que sequer é ¼ feminina, problema este enfrentado na maioria dos espaços políticos brasileiros. As mulheres são maioria da população, assim como a população negra no país, mas nos espaços de poder ainda estamos sub-representadas.

Estaremos sempre ao lado dos povos mais oprimidos e denunciando diuturnamente o genocídio que vem ocorrendo na Palestina, que já assassinou mais de 13 mil crianças numa extermínio que passa de 30 mil mártires.

Para possibilitar tudo isso, o projeto precisa ser coletivo. Por isso convocamos os movimentos sociais de nossa cidade a vir fortalecer a Ocupação Feminista na Câmara de Vereadores de Fortaleza. Nossa cidade merece mais mulheres na política que estão a serviço da luta da nossa classe. Uma Fortaleza que seja boa para as mulheres é uma cidade boa para todes.