Pular para o conteúdo
MUNDO

Mentiras de Israel sobre o “massacre da farinha” se desfazem

O Estado israelense assassinou palestinos que aguardavam ajuda alimentar em Gaza

Por Sophie Squire, do portal Socialist Worker, da Inglaterra.
Foreign and Commonwealth Office

O propagandista israelense Mark Regev tentou culpar a resistência palestina pelo “massacre da farinha”

O “massacre da farinha” em Gaza é um caso didático de Terror de Estado israelense e encobrimento. Mas, assim como depois de seus outros massacres dos palestinos, as mentiras de Israel estão se desfazendo rapidamente.

O número de palestinos mortos havia chegado a pelo menos 155 na manhã de sábado – e os corpos ainda estavam sendo recuperados. As forças israelenses feriram mais de 700 pessoas no massacre depois de abrirem fogo contra palestinos que aguardavam ajuda alimentar na rotatória de Nabulsi, no norte de Gaza, na quinta-feira.

O Estado terrorista mudou sua história e tentou branquear seus crimes, apoiado pelos EUA, Reino Unido e pela grande mídia.

Na manhã desta quinta-feira, centenas de palestinos famintos se reuniram na rua Harun al-Rashid, em Gaza. Eles receberam a notícia de que caminhões de ajuda que transportavam farinha haviam sido autorizados a entrar na área.

O Estado israelense raramente permite entregas de ajuda para passar para essa parte do norte de Gaza no mês passado.

Enquanto tentavam tirar a farinha dos caminhões, as forças israelenses começaram a disparar contra os palestinos, transformando a rua em um banho de sangue.

>> Leia também: Massacre da farinha de Israel em Gaza é um crime de guerra horrível

Testemunhas que sobreviveram ao massacre disseram que as forças israelenses atiraram contra eles com armas e tanques – e atropelaram palestinos com tanques. Em declarações à Al Jazeera, uma testemunha que sobreviveu ao massacre disse: “Viemos aqui para pôr as mãos em alguma ajuda. Eu estava esperando desde o meio-dia de ontem. Por volta das 4h30, caminhões começaram a entrar. Os israelenses apenas abriram fogo aleatório contra nós como se fosse uma armadilha. Assim que nos aproximamos dos caminhões de ajuda, os tanques e aviões de guerra israelenses começaram a disparar contra nós.”

Outra testemunha, Mahmoud Ibrahim Abdel Salam Obaid, disse: “Devido à fome extrema, fui pela primeira vez buscar ajuda. Não vi ninguém se aproximando do tanque, que estava estacionado perto da rua Al-Rashid.

“Levei socorro do primeiro caminhão e, quando me virei, fui atingido por dois tiros do tanque, um nas costas e outro na mão.”

Outra testemunha, Atiya Abdel Fattah, acrescentou: “O primeiro e o segundo caminhões entraram, e as pessoas se aproximaram e começaram a prestar socorro. Então, quando o terceiro e o quarto caminhões entraram, as forças de ocupação começaram a atirar.

“Consegui pegar uma parte do auxílio e decidi voltar para minha casa. Fui atingido com uma bala nas costas quando estava a cerca de 700 metros de onde os tanques israelenses estavam estacionados.”

Inicialmente, o Estado israelense culpou os palestinos por suas próprias mortes, dizendo que a maioria foi morta em uma debandada mortal. “No início desta manhã, durante a entrada de caminhões de ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza, os moradores de Gaza cercaram os caminhões e saquearam os suprimentos que estavam sendo entregues”, disseram as forças israelenses.

“Durante o incidente, dezenas de habitantes de Gaza ficaram feridos como resultado de empurrões e pisoteios.”

Rapidamente provou-se que isso era uma mentira.  O Dr. Mohammed Salha é o diretor interino do Hospital Al-Awda, para onde a maioria das vítimas foi levada após o massacre. Segundo ele, a maioria dos atendidos tinha ferimentos por arma de fogo.

Ele disse à Associated Press que, dos 176 feridos levados ao hospital, 142 tinham ferimentos de bala e 34 tinham ferimentos que provavelmente foram causados por um esmagamento da multidão.

Husam Abu Safyia, diretor do Hospital Kamal Adwan, disse que a maioria tinha ferimentos de bala na cabeça, pescoço ou peito.

Quando os vídeos do massacre começaram a inundar as redes sociais, as forças israelenses foram forçadas a admitir que dispararam, mas alegaram que só fizeram isso para manter a ordem.

O porta-voz das forças israelenses, Peter Lerner, disse ao Channel 4 News que uma “multidão invadiu o comboio, paralisando-o em algum momento”. “Os tanques que estavam lá para proteger o comboio viram os habitantes de Gaza sendo pisoteados e tentaram cautelosamente dispersar a multidão com alguns tiros de advertência”, disse ele.

Depois de ser forçado a admitir que tiros foram disparados, o assessor especial do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, Mark Regev, sugeriu que as forças israelenses não estavam envolvidas no massacre.  “No incidente do enxame de caminhões, houve tiros, eram grupos armados palestinos”, disse.

“Não sabemos se foi o Hamas ou outros.” Ele acrescentou que Israel não estava diretamente envolvido e não estava no terreno durante o ataque.

Os EUA também querem negar a brutalidade do massacre. Na quinta-feira, seus representantes bloquearam um comunicado do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que expressava “profunda preocupação” com o massacre.

Riyad Mansour, embaixador palestino na ONU, disse que apenas os EUA se opuseram à moção no conselho de segurança. O vice-enviado dos EUA à ONU, Robert Wood, disse que eles votaram contra a declaração porque “não temos todos os fatos no terreno – esse é o problema”.


O veto desta quinta-feira foi a quinta vez desde 7 de outubro que os EUA bloqueiam resoluções que condenam Israel ou pedem um cessar-fogo em Gaza.

O Escritório de Direitos Humanos da ONU para os Territórios Palestinos Ocupados disse que “registrou pelo menos 14 incidentes envolvendo tiroteios e bombardeios de pessoas reunidas para receber suprimentos desesperadamente necessários”. Estes tiveram lugar entre meados de Janeiro e o final de Fevereiro na rotatória Kuwait na Rua Salah al-Din e na Rotatória Al Nabulsi.

“A maioria desses incidentes” resultou em vítimas, segundo a ONU. “As escolhas de métodos e meios de guerra de Israel causaram uma catástrofe humanitária.”

Mais uma vez, o Estado israelense massacrou palestinos. E, mais uma vez, seus apoiadores imperialistas querem ajudá-los a encobri-lo.

Original em Israel’s lies over the ‘flour massacre’ unravel. Tradução de Waldo Mermelstein, do portal Esquerda Online