Pular para o conteúdo
MUNDO

Eleições no Paquistão: teatro em uma economia decadente.

Umar Shahid, dirigente da organização marxista paquistanesa “The Struggle” (A Luta)

Enquanto o Paquistão se recupera sob o peso de uma grave crise econômica, seus cidadãos foram às urnas na semana passada em uma eleição de alto risco. Com a inflação disparando, o valor da rupia (moeda paquistanesa ndt) despencando e o fantasma da austeridade imposta pelo FMI se aproximando, essa piada chamada de eleições expõem a falência da elite dominante.

Os bens essenciais tornaram-se mais caros, colocando uma pressão sobre os orçamentos domésticos, e o desemprego criou uma falta de oportunidades. No entanto, durante a campanha, todos os principais partidos políticos se comprometeram a “trabalhar com” o FMI, levando a preocupações sobre possíveis cortes em subsídios e programas sociais, afetando os mais vulneráveis. Essa incerteza econômica aumentou a sensação de desconforto entre a população.

No período que antecedeu a eleição, houve especulações, rumores, e dúvidas foram levantadas sobre se as eleições ocorreriam. Esse cenário de instabilidade fez com que os candidatos desafiassem a realização de uma verdadeira campanha democrática e a conexão com os eleitores. A extensão das restrições às atividades políticas e seu impacto na equidade e inclusão do processo eleitoral ainda é tema de debate e investigação.

O verdadeiro vencedor das eleições é o Capital

O verdadeiro vencedor dessas eleições é novamente, o capital, pois não há um verdadeiro partido da classe trabalhadora presente em campo neste momento, e a classe dominante continua fazendo políticas para roubar a riqueza criada por outros para enriquecer. Diferentes facções das classes dominantes estão lutando para obter sua parte neste saque.

O único objetivo dos representantes políticos do capital é proteger seus interesses. Como Lenin escreveu, em Estado e Revolução, “Os oprimidos são autorizados uma vez a cada poucos anos a decidir quais representantes particulares da classe opressora devem representá-los e reprimi-los no parlamento”.

Os resultados das eleições trouxeram instabilidade política, porque nenhum partido poderia obter a maioria simples. O maior número eleito são os 101 “independentes” que eram em sua maioria candidatos apoiados pelo partido de Imran Khan, o PTI (Paquistão Tehreek-e-Insaf). Eles são seguidos pelo PML-N (Liga Muçulmana do Paquistão-N) com 75 assentos, e pelo Partido Popular do Paquistão com 54. Alguns partidos de esquerda menores também contestaram as eleições, mas não conseguiram um único assento em todo o país. Notavelmente, Ali Wazir, um marxista que foi eleito deputado independente em 2018, também perdeu.

O poder entrincheirado da elite

Essas eleições foram meramente uma performance teatral dentro de um sistema decadente. Eles ofereceram alívio temporário através de narrativas fabricadas e promessas vazias, mas entrincheiraram ainda mais o poder da elite. No Paquistão, a política eleitoral há muito perdeu sua credibilidade. Isso pode ser visto na participação dos eleitores.

Ao longo dos 76 anos de história do Paquistão, houve 12 eleições gerais baseadas na franquia adulta universal. O volume de negócios médio foi de 47,86%, sendo o maior a eleição de 1970, quando era de 61%, e que se seguiu ao período da revolução 1968-69.

Nawaz Sharif (foto), líder do PML-N e que provavelmente será primeiro-ministro novamente. Este ano, de uma população de 223 milhões, 123 milhões eram elegíveis para votar. Mas apenas 48% o fizeram. De acordo com o Bureau de Estatísticas do Paquistão, 64% da população tem menos de 35 anos e são os mais privados, em relação a todas as necessidades básicas, como educação, saúde. No entanto, embora não possam ver perspectivas para o seu futuro, eles não participam principalmente da política. De acordo com uma pesquisa recente da Ipsos, realizada principalmente em todo o país entre os jovens, apenas 29% expressaram apoio a políticos e partidos específicos, o suficiente para participar de seus comícios e procissões. Metade dos jovens paquistaneses acreditava que as eleições não influenciariam suas vidas diárias.

As eleições de 2024 foram realizadas de uma maneira muito controlada que limitou a capacidade das pessoas de participar do processo político e expressar suas demandas. A euforia inicial foi atenuada por alegações generalizadas de manipulação flagrante pelo “stablishment”. Outra característica importante dessas eleições foi que o PTI, cujo líder, o ex-jogador de críquete do Paquistão Imran Khan (foto), está na prisão, está muito disperso. O PTI não foi autorizado a sequer usar o símbolo do partido, um taco de críquete, nos boletins de voto (cédula eleitoral), efetivamente im golpe mortal.

Os candidatos do PTI permaneceram como “independentes”

A maioria dos candidatos do PTI, portanto, era “independente”, mas eles emergiram como o maior grupo. Imran Khan, no entanto, não é um herói ou salvador anti-imperialista para o povo paquistanês. Em vez disso, ele está entre os piores líderes, sendo na verdade um anti-classetrabalhadora, quando estava no cargo de primeiro-ministro, implementou as piores políticas de neoliberalismo.

Imran Khan é um populista de direita

Seu governo, de agosto de 2018 a abril de 2022, viu muitas perdas de empregos, a proibição de sindicatos e restrições aos direitos dos ativistas. Foi alimentado nos berçários do Exército do Paquistão, que o considerava “um salvador” contra “gangues corruptas”.

Khan é um populista de direita, cuja retórica é centrada nas queixas da classe média. Ele foi expulso à força do governo pelos militares em 2022, expondo as lutas internas de poder entre diferentes facções do Estado paquistanês. Depois disso, o poder foi entregue a Nawaz Sherif, do PML N, com o PPP como seus aliados no parlamento.

Em troca dos empréstimos do FMI, eles implementaram políticas econômicas ditadas pelo FMI, trazendo consequências catastróficas para as pessoas comuns. Isso ajudou os apoiadores de Khan a ganhar mais apoio. As políticas de Khan são um reflexo dos profundos desconfortos e desespero da classe média. Na situação social e econômica predominante, há muitas ilusões nos principais partidos políticos e populistas de direita como Imran Khan.

Como essas linhas estão sendo escritas, como as partes estão disputando a posição, parece que teremos uma continuação do governo da Liga Muçulmana do Paquistão N, apoiada novamente pelo PPP. Eles, sem dúvida, continuarão com as draconianas medidas de austeridade do FMI. Isso significará aumentar as receitas do Estado por meio de mais impostos, privatização de ativos estatais e sobrecarregar os bolsões de população já carente.

Economia paquistanesa está em declínio há muito tempo

Desde muito tempo, a tendência da economia paquistanesa tem sido para baixo à medida que se contrai. A indústria e outros setores da economia estão em declínio contínuo, enquanto a economia especulativa e a “informal” estão crescendo. O único programa econômico do governo é sustentar a economia através de empréstimos na esperança de estimular o crescimento liderado pelo consumo. Mas isso só levará a economia a outra crise mais tarde.

A crise orgânica da economia do Paquistão é clara, pois as políticas giravam em ciclos. Na história do país, a classe capitalista não conseguiu construir um Estado nacional ou promover qualquer crescimento sustentável.

Paralelamente às eleições, vários movimentos sociais estão exigindo reformas econômicas e políticas. Estes incluem protestos em Gilgit-Baltistan por subsídios ao trigo, agitação em curso no Baluchistão e manifestações contra as altas contas de eletricidade e custos de vida na Caxemira.

Esses movimentos são a expressão do tremendo potencial para mobilizações de massas. No entanto, estes são tempos difíceis e períodos de testes para as massas e bem como a liderança revolucionária. Com paciência e persistência, os marxistas devem explicados a situação a classe trabalhadora. Mais uma vez, chegará um momento em que as massas se levantarão em uma poderosa revolução. Na superfície, no momento, não há movimento dos trabalhadores, mas por baixo, há uma revolta está se formando e isso vai mudar todo o cenário.

Original em Pakistan elections: theatre in a dying economy
Marcado como:
paquistão