Pular para o conteúdo
Colunas

Sobre a fala de Lula em defesa dos palestinos

Romero Venâncio

Romero Venâncio é Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências da Religião). Atua em pesquisas sobre: Marx, Sartre, F. Fanon, Enrique Dussel e o pensamento Decolonial Latino Americano.

A fala e posição do Presidente Lula sobre o genocídio que sofre diariamente o povo Palestino foi correta e veio em hora exata. Tem sido insuportável a posição do Embaixador de Israel no Brasil e que fere a nossa soberania enquanto país.


Agora, o jogo de cena da mídia hereditária brasileira é vergonhosa e puro jogo de cena. Eles sabem que o Presidente Lula não é antissemita. Para estes senhores e senhoras cínicos desta mídia colonizada, cabe lhes indicar a obra do judeu Adorno, “Dialética da Esclarecimento” no seu sintomático capítulo: “Elementos do antissemitismo”. Lula não atacou o povo judeu de Israel ou do mundo. Reconheceu o holocausto e tacou o sionismo e o governo de direita de Israel. Evidente isto. Só escutar sua fala. Direta e posicionada. O que ocorre neste momento na quase extinta Faixa de Gaza é, na prática, um brutal genocídio à céu aberto.

o que se trata é de limpeza étnica do povo palestino praticado pelo estado de Israel. Esta é a questão que coloca o sionista estado de Israel na condição de genocida.

Em 2006, o historiador de origem judia, Ilan Pappé havia definido o que ocorre com os Palestinos: “limpeza ética”. Isto sim, deveria ter sido noticiado e refletido no atual contexto. Por que essa mídia sionista não cita Ilan Pappé? Porque o jogo de cena patético de insistir em “antissemitismo” é para encobrir a “islamofobia” que é o que mais cresce na Europa e chega entre nós nos discursos de direita. Sejamos diretos: o que se trata é de limpeza étnica do povo palestino praticado pelo estado de Israel. Esta é a questão que coloca o sionista estado de Israel na condição de genocida.

Nem Lula e nem os lutadores pela Palestina Livre, devemos recuar um milímetro. A resistência palestina é um exemplo para todos nós e para o mundo. Hoje, a vitima é o palestino. Nunca esqueçamos disto.