Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Unir a esquerda para derrotar a direita em Bragança Paulista!

PSOL Bragança Paulista

Prezados companheiros e companheiras,

Aproximam-se as eleições municipais de 2024 e nós do PSOL de Bragança Paulista entendemos que é hora de fazermos um debate público e fraterno sobre quais os rumos que queremos para nossa cidade.

Sabemos que a direita na cidade está fragmentada. De um lado, temos o grupo Chedid e, de outro, temos nomes como João Afonso Sólis (Jango), Basilio Zecchini, Daniel José, Coronel Américo, José de Lima, entre outros, que se postulam como uma alternativa à direita ao grupo Chedid. Em comum, estes setores, em diferentes oportunidades, apoiaram ou foram coniventes com o governo de Bolsonaro e atualmente com o governo de Tarcísio de Freitas, principal expoente do Bolsonarismo em SP.

Apesar dessa fragmentação, não podemos subestimar o poder de mobilização e de manipulação da direita que se mantém como uma força social de massas – exemplo disso são as últimas eleições federais em que, mesmo com a derrota, Bolsonaro teve 66,94% de
votos contra 33,06% de Lula, em Bragança Paulista.

Por esse motivo, entendemos que a unidade da esquerda é fundamental para uma possibilidade de vitória sobre a fragmentação da direita.


Não faremos, em nenhuma hipótese, coligações com qualquer bolsonarista ou pessoa que tenha relação com o bolsonarismo, pois entendemos que não é possível se aliar à direita para derrotar a direita, isso seria trair os nossos princípios e a nossa história de luta pela justiça social, pelos direitos humanos e pela democracia.

Queremos construir um projeto coletivo e participativo, que envolva as diversas forças políticas, sociais e culturais da esquerda bragantina. Queremos dialogar com a população, ouvir as suas demandas, apresentar as nossas propostas e oferecer uma alternativa de esperança e de mudança.

Por isso, convidamos os partidos de esquerda (PCB, PT, PCdoB, PDT e PV), movimentos sociais, ativistas independentes da cidade a se unirem e participarem da construção de seminários programáticos para discutir os possíveis cenários eleitorais, os critérios para a
escolha de candidaturas e a elaboração de um plano de governo para a maioria que seja ecossocialista, de combate à misoginia, à LGBTfobia, à xenofobia, ao racismo ou a qualquer outra forma de violência, lutando sempre pela garantia de direitos.

Partido Socialismo e Liberdade de Bragança Paulista.