Na última sexta (22), após intensa luta jurídica e política, os moradores da comunidade do Banhado, em São José dos Campos, tiveram uma importante vitória contra a liminar do TJ-SP que determinava a remoção das famílias da área do Parque. Em recurso feito pela Defensoria Pública, o ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu liminar favorável ao movimento, suspendendo a remoção.
Essa vitória logo antes do Natal deu muito ânimo à comunidade, que comemoraram muito, participaram de um grande almoço de Natal no dia 24, graças à ação de solidariedade do Armazém do Campo do MST e ontem (26) realizaram um grande ato na cidade em defesa da regularização fundiária do Banhado.
Além de moradores conduzindo a principal bandeira da manifestação, o ato contou com diversos apoiadores, entre partidos e movimentos sociais, que cumpriram um importante papel de solidariedade de classe, ajudaram a garantir vigília permanente na semana passada e disputaram a opinião pública contra as narrativas da Prefeitura e da Justiça. Até o momento, o prefeito Anderson (PSD) não se manifestou sobre sua derrota.
A manifestação que já estava marcada antes, se deu em clima de vitória e foi mantida justamente para apontar o horizonte da luta defendido pela Associação de Moradores, que é a regularização do bairro, visando garantir o direito à moradia, com a melhoria da qualidade de vida e em sintonia com a preservação ambiental. A ideia é seguir em alerta contra qualquer perspectiva de remoção e na luta política pelo projeto popular de regularização fundiária.
A luta é todo dia, lutar por moradia!
Banhado resiste, com muita ousadia!
Comentários