Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Salvador 2024: PSOL será a voz da esquerda!

Direção do PT rifa candidatura e apoiará a direita

Por Gustavo Mascarenhas, de Salvador (BA)

No último domingo, 17, o PSOL Salvador definiu em congresso do partido à candidatura de Kleber Rosa e Dona Mira Alves para prefeitura da capital baiana. Um grande acerto político do partido que mais cresce no Brasil e busca pavimentar na Bahia o reflexo do cenário nacional, que faz do PSOL a segunda maior agremiação da esquerda brasileira, graças ao seus acertos, sendo porta voz das lutadoras e lutadores do nosso povo.

A confirmação da candidatura de Kleber Rosa, militante do movimento negro e cientista social, com Dona Mira Alves, liderança do movimento por moradia, segue a tendência dos socialistas conectados com a luta do nosso povo e em nosso tempo. Ter uma candidatura preta será fundamental para “desmascarar as gestões carlistas e desnudar o caráter racista da elite de Salvador” como afirma o próprio Kleber. 

Os desafios são grandes e a responsabilidade aumenta sendo a única candidatura de esquerda na cidade mais negra fora do continente africano. Na última quinta-feira, 21, o conselho político do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com a presença do presidente estadual do PT, anunciou a escolha de Geraldo Júnior do MDB como candidato à prefeitura de Salvador.  

Geraldo Júnior é o substituto de Geddel Vieira Lima na política, que após incontornável escândalo das malas de dinheiro com mais de 52 milhões em espécie com suas digitais, foi preso e precisou afastar-se enquanto figura pública, mas lidera o “Geraldinho” em todas as suas movimentações, não será diferente enquanto candidato e muito menos, por ventura, prefeito de Salvador. 

Nunca é demais lembrar, Geddel foi um grande defender do golpe imposto ao governo de Dilma Rousseff em 2016, foi ministro do governo golpista de Temer e quando questionado se orgulhava em dizer “Dilma será esquecida em dois dias” e ainda completava sobre ser chamado de golpista “ofensa pior, é ser chamado de petista” e agora, terá o seu pupilo Geraldo Júnior candidatura a maior capital do norte-nordeste com apoio amplo e irrestrito da direção do PT Bahia. 

Os soteropolitanos terminam o ano de 2023 com duros ataques promovido por Bruno Reis, atual prefeito da cidade, desde aumento da tarifa de ônibus, desafetação das áreas verdes da cidade, demissão de trabalhadores e mais uma série de retrocessos que marcam mais um ano de gestão carlista, que com muito dinheiro e maquiagem, tentará se reeleger. 

O PSOL Salvador precisará assumir a responsabilidade da grandeza histórica que se impõe, fortalecer e ampliar os debates com os movimentos sócias, construir com o ativismo um programa que paute uma cidade de direitos, de emprego digno, cultura e lazer. Sim, é possível organizar o povo trabalhador contra os que sempre mandaram, a candidatura de Kleber Rosa e Dona Mira precisa ser a ferramenta deste propósito. 

*Gustavo Mascarenhas é militante da Resistência e do Diretório Municipal do PSOL de Salvador.
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/08/1809010-dilma-vai-ser-esquecida-em-dois-dias-diz-geddel-vieira-lima.shtml