Pular para o conteúdo
MUNDO

Kissinger: Um criminoso de guerra com um Prêmio Nobel da Paz

O ex-secretário de Estado dos EUA deixou um legado de políticas sangrentas ainda abraçadas por autoridades americanas

Por Ahmed Twaij, com tradução de Waldo Mermelstein
Michel Lipchitz/AP

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Henry Kissinger, e Le Duc Tho, membro do Politburo de Hanói, falam do lado de fora de uma casa nos subúrbios de Gif-sur-Yvette, em Paris, após as negociações em 13 de junho de 1973 [Arquivo: Michel Lipchitz/AP]

“No hay mal que dure 100 anos, ni cuerpo que lo resista”, diz um famoso ditado em espanhol. Traduz-se como “Não há mal que dure 100 anos, nem um corpo que possa suportá-lo”. O ex-conselheiro de Segurança Nacional e secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, pode ter tentado provar que estava errado, passando de seu aniversário de 100 anos, antes de finalmente encontrar seu criador seis meses depois, em 29 de novembro.

Após seu falecimento, houve uma enxurrada de obituários e exaltações em veículos de comunicação de todo o mundo, alguns chamando-o de “controverso”, outros elogiando seu legado.

Em meio a essas tentativas de encobrir as atrocidades de Kissinger, não podemos perder a noção de quem ele realmente era.

Tratou-se de um homem que, por meio de suas ações, foi diretamente responsável pelo assassinato de entre três e quatro milhões de pessoas durante seus oito anos no cargo, entre 1969 e 1977, de acordo com o livro Kissinger’s Shadow, do historiador da Universidade de Yale Greg Grandin. As políticas sangrentas que ele promoveu abriram o caminho para as guerras intermináveis dos Estados Unidos nos anos posteriores.

Kissinger era visto como o arquiteto dos esforços dos Estados Unidos para conter a União Soviética e a influência comunista em todo o mundo. Para conseguir isso, ele introduziu a abordagem “bombas acima da diplomacia”, pressionando por algumas das campanhas de bombardeio mais brutais da história moderna.

Essa abordagem foi aplicada pela primeira vez durante a Guerra do Vietnã, quando os EUA estavam tentando impedir que os comunistas tomassem o poder. Kissinger, que na época servia como conselheiro de segurança nacional do presidente Richard Nixon, pressionou por bombardeios não apenas no próprio Vietnã, mas também no vizinho Camboja, onde guerrilheiros cambojanos e vietnamitas operavam.

Em 1969, o ataque militar foi aprovado secretamente e prosseguiu sem que o Congresso fosse informado. Em relatórios desclassificados do Pentágono, foi afirmado que Kissinger aprovou pessoalmente 3.875 ataques aéreos que lançaram cerca de 540.000 toneladas de bombas no Camboja no primeiro ano da campanha. Até hoje, vietnamitas e cambojanos inocentes estão sendo mortos por material bélico não detonado dos EUA.

Não é preciso dizer que o bombardeio de saturação não parou, mas sim facilitou a tomada do poder pelos comunistas vietnamitas e cambojanos. No Camboja, o Khmer Vermelho saiu vitorioso da guerra civil do país e cometeu inúmeras atrocidades, incluindo um genocídio de entre 1,5 e dois milhões de pessoas. Como o chef e apresentador de TV, Anthony Bourdain, escreveu famosamente: “Uma vez que você esteve no Camboja, você nunca vai parar de querer bater em Henry Kissinger até à morte com suas próprias mãos”.

Por seu papel na guerra no Sudeste Asiático, Kissinger foi abominavelmente premiado com o prestigioso Prêmio Nobel da Paz em 1973. Uma guerra em que ele secretamente ajudou Nixon a sabotar as negociações de paz entre o governo dos EUA e Hanói. Uma guerra, na qual só lamentava não ter aplicado força mais brutal para garantir a vitória dos EUA.

O prêmio da paz foi um tapa na cara das vítimas da brutalidade de Kissinger e foi mais uma afirmação de que o Ocidente se recusa a responsabilizar seus próprios criminosos de guerra.

Os crimes de Kissinger vão além do Vietnã e do Camboja. No sul da Ásia, preocupado com uma Índia que pendia a favor dos soviéticos causando o colapso do Paquistão, um aliado dos EUA, Kissinger deu apoio a Islamabad enquanto suas forças realizavam um genocídio contra a população bengali do Paquistão Oriental, hoje Bangladesh no início dos anos 1970. Apesar de receber vários avisos de diplomatas americanos sobre atrocidades cometidas, Kissinger aprovou remessas de armas que as perpetuaram.

Em 1975, Kissinger também deu luz verde à invasão indonésia de Timor-Leste, a fim de derrubar o governo comunista da Fretilin. Ao aprovar o genocídio em curso, que resultou em mais de 200.000 mortos, Kissinger aconselhou Suharto: “É importante que tudo o que você fizer tenha sucesso rapidamente”. Estima-se que até um quinto da população da ilha do Pacífico tenha perecido na ocupação indonésia que durou até 1999.

Em toda a América Latina, forças de direita e golpistas também puderam contar com o apoio de Kissinger. Em 1973, Salvador Allende, presidente democraticamente eleito do Chile, foi derrubado em um golpe com total apoio dos EUA e de seu secretário de Estado. Três anos depois, depois que o exército derrubou a presidente Isabel Perón na Argentina e estabeleceu um regime militar, Kissinger deu sinal verde para os terríveis abusos de direitos humanos que perpetrou.

Em 2016, o então presidente dos EUA, Barack Obama, lamentou o papel dos EUA na “guerra suja” na Argentina. Mas, dois meses depois desse pedido raso de desculpas, seu governo deu ao arquiteto-chefe dessas políticas um prêmio de “Serviço Público Notável”.

Kissinger também provou ser um spoiler para a paz no Oriente Médio. Ele não apenas sabotou as propostas de um acordo entre Israel e os países árabes que vieram de Moscou, mas minou até mesmo as que vieram de dentro de Washington.

Apesar de ser um ferrenho defensor de Israel, Kissinger mostrou um desrespeito chocante pela vida judaica. Em uma conversa com Nixon, ele foi gravado dizendo: “A emigração de judeus da União Soviética não é um objetivo da política externa americana (…) E se eles colocarem judeus em câmaras de gás na União Soviética, não é uma preocupação americana. Talvez uma preocupação humanitária.”

Depois que deixou o cargo de secretário de Estado, Kissinger não parou de pressionar pela morte e destruição em todo o mundo em livros, entrevistas, artigos e conselhos para autoridades dos EUA.

Como iraquiano, considero particularmente preocupante o papel criminoso que desempenhou na tomada de decisões da Administração Bush na guerra contra o Iraque. Bush apoiou-se nele enquanto lançava sua estratégia de “choque e terror”, decidindo bombardear civis iraquianos, apesar das campanhas de bombardeio fracassarem espetacularmente no Camboja e no Vietnã.

O conselho de Kissinger ao presidente em 2006 foi simples: “A vitória é a única estratégia de saída significativa”. Assim, Bush recorreu a um aumento de tropas dos EUA que levou a um aumento acentuado no número de mortes de civis. A minha própria família em Bagdad teve as suas casas invadidas por tropas norte-americanas em Bagdad e muitas delas tiveram de fugir para a vizinha Jordânia e para outros locais.

Mesmo vivendo seus últimos dias (pacificamente, ao contrário de suas muitas vítimas) em sua casa em Connecticut, Kissinger não conseguiu parar de promover a guerra. Em entrevista ao Político após o ataque de 7 de outubro em Israel, Kissinger proclamou total apoio à brutal guerra israelense em Gaza, dizendo: “Você não pode fazer concessões a pessoas que declararam e demonstraram por suas ações que não podem fazer a paz”.

O legado que Kissinger deixa é verdadeiramente horrível. Ele moldou a política e a formulação de políticas americanas para consolidar a crença de que políticas imperiais sangrentas e violentas compensam, que não há problema em defender o “interesse nacional” ao custo de milhões de vidas. Hoje – como estamos a testemunhar em Gaza – as autoridades dos EUA continuam convencidas de que os bombardeios e o assassínio em massa de uma população civil podem produzir os resultados políticos desejados.

Se Kissinger nunca enfrentou a justiça, podemos esperar que as autoridades israelenses sejam responsabilizadas?

De fato, a verdadeira tragédia de sua vida e morte é que ele provou que os poderosos podem se safar matando milhões e ainda ser celebrado depois de morrer pacificamente.

Ahmed Twaij é um jornalista e cineasta freelance com foco principalmente na política dos EUA, justiça social e Oriente Médio.
Original em: Kissinger: A war criminal with a Nobel Peace Prize | Opinions | Al Jazeera