Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota do PSOL sobre o crime socioambiental da Braskem em Maceió (AL)

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
UFAL

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) expressa profunda preocupação com a situação alarmante em Maceió, capital do estado de Alagoas, decorrente do iminente risco de colapso em uma mina de sal-gema da Braskem. Esta crise reacende as graves consequências ambientais e sociais causadas pelas atividades predatórias da empresa na região.

O PSOL destaca a importância de priorizar a segurança e bem-estar dos moradores afetados, que mais uma vez enfrentam a possibilidade de perder suas casas e vidas devido à exploração desenfreada. Repudiamos a negligência das autoridades e da empresa em não garantir a estabilidade das áreas impactadas, colocando em risco a vida da população.

É urgente a inclusão de novos moradores em programas de realocação e compensação, além de reiterar a necessidade de medidas rigorosas de fiscalização e responsabilização da Braskem.

É urgente a inclusão de novos moradores em programas de realocação e compensação, além de reiterar a necessidade de medidas rigorosas de fiscalização e responsabilização da Braskem. O PSOL condena a exploração irresponsável dos recursos naturais em busca de lucro, decorrente desse modelo predatório de extração mineral no Brasil. É imperativo que a população seja ouvida e participe ativamente das decisões que afetam diretamente suas vidas e meio ambiente.

O PSOL se solidariza com os moradores de Maceió exigindo justiça, segurança e o fim das práticas irresponsáveis que ameaçam a vida e o meio ambiente em prol do lucro.

Executiva Nacional do PSOL
Diretório Estadual do PSOL Alagoas
1º de dezembro de 2023.

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par PSOL 50 (@psol50)