Pular para o conteúdo
BRASIL

Movimentos sociais do Rio realizam nova manifestação no Dia mundial de solidariedade ao povo palestino

Por Roberto "Che" Mansilla, do Rio de Janeiro (RJ)

No final da tarde do último dia 29, as ruas do centro do Rio de Janeiro foram novamente tomadas por centenas de ativistas, partidos de esquerda, movimentos sociais, juventude e simpatizantes que, mais uma vez, exigiram o fim do genocídio perpetrado por Israel contra os palestinos em Gaza, por meio de um cessar-fogo imediato. Foram em torno de 500 manifestantes, no 4º ato organizado pelo Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino.

A data escolhida marca o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, pelo seu direito à autodeterminação, deliberada pela Assembleia Geral da ONU, em 1977, como mea-culpa por ter aprovado trinta anos antes (em 1947), a recomendação da partilha da Palestina, sem consultar os palestinos que eram a imensa maioria na região, enquanto os judeus não chegavam a 7% da população. Essa é uma das origens de todas a injustiças que levaria, no ano seguinte, a criação do Estado de Israel, por meio de um projeto colonialista, racista e de limpeza étnica contínua. Estima-se que 750 mil palestinos foram expulsos de suas terras e mais de 500 de suas aldeias foram destruídas, naquilo que os árabes denominaram de “Al Nakba” (A Catástrofe).

Diante da escalada de crimes contra a Humanidade perpetrada por Israel (com apoio militar dos Estados Unidos e o silêncio cúmplice da União Europeia) que completou 55 dias, a data do dia 29 de Novembro, adquire um simbolismo ainda maior em todo o mundo. Mesmo com toda a desmoralização da ONU (ao não invocar uma Convenção sobre Genocídio) foi importante o discurso lido por seu Secretário Geral, Antonio Guterres, nesse mesmo dia, sublinhando que a reafirmação da solidariedade internacional com a Palestina “deve recomeçar com um cessar-fogo humanitário de longo prazo”. Disse, ainda em sua mensagem que “está horrorizado com a morte e destruição que engoliu a região, bem como a catástrofe humanitária” que os palestinos de Gaza vêm sofrendo.

Mesmo estando num momento de trégua temporária entre Israel e Hamas – com a troca mútua de prisioneiros e a permissão da necessária entrada de ajuda humanitária em Gaza (arrasada por sete semanas de criminosos e contínuos bombardeios) há todo um receio que o massacre do Estado sionista recomece. Até agora o número de palestinos assassinados, era de 14.854, incluindo 6.150 crianças. Daí a necessidade de redobrarmos os esforços de mobilização e solidariedade nas ruas ao povo palestino e sua heroica resistência, pois é a única resposta desse povo que luta pelo direito de existir e pela sua autodeterminação!

A manifestação do Rio de Janeiro desse dia 29 seguiu em trajeto da Candelária até a Cinelândia, com falas e palavras e ordem exigindo o imediato cessar-fogo, o fim do genocídio e a restituição de direitos do povo palestino, a libertação de todos os presos palestinos (muitos sem processo), e que o governo Lula rompa relações econômicas e, principalmente militares com Israel, parando de comprar armas daquele Estado. Afinal as armas de Israel matam a juventude da Palestina e as da juventude negra nas favelas da cidade.

Todo apoio a heroica resistência do povo palestino!

Palestina livre, do rio ao mar!

Roberto é professor da rede municipal de Ensino no Rio de Janeiro e Militante da Resistência-PSOL