Pular para o conteúdo
TEORIA

Biografias de Marx: um pequeno guia

Wesley Carvalho

Há dezenas de grandes biografias de Marx. Se contarmos os trabalhos de menor volume, alguns sem abarcar todo seu tempo de vida, esse número se multiplica. Nosso guia, portanto, não é nada exaustivo numericamente. Nossos comentários também são breves, limitando-se às características salientes das obras. Em parênteses, estão as datas originais de publicação. 

Michael Heinrich. 

Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra. Volume 1: 1818-1841. (2018) 

Michael Heinrich é um importante especialista em marxismo, e seu livro levou os estudos biográficos de Marx a um novo patamar. Com rigor factual e escavação paciente, o autor detectou que são falsas ou questionáveis algumas informações que circulam amplamente, mesmo nas melhores ou recentes biografias. Seu trabalho também tem um conjunto de aportes novos promovendo um quadro sólido da vida social, política e intelectual da Alemanha. Apesar de ser a biografia de pesquisa mais avançada, suas quase 500 páginas estão limitadas a um período curto e menos importante da vida de Marx: do nascimento até os 23 anos de idade. São, portanto, voltadas para um público com interesse mais específico. Entretanto, sua qualidade exemplar de metodologia e erudição deve ser convidativa. 

Auguste Cornu. 

Karl Marx et Frierich Engels: leur vie et leur oeuvre.(1955/1958/1961/1970). Imperdoavelmente, esta obra não foi ainda traduzida ao português. Trata-se de um esforço monumental, com muita dedicação aos diversos interlocutores intelectuais e políticos que teve Marx. Seu pensamento também é exposto com qualidade, embora muitas vezes as vozes do biógrafo e do biografado estejam sobrepostas. Publicada em quatro volumes, totalizando algo como mil páginas, ela cobre um período pequeno da vida do Marx (até os 28 anos), mas no qual já haviam sido produzidos alguns de seus trabalhos seminais.

David McLellan.

Karl Marx: Vida e Pensamento. (1973).

Comumente reputada como a melhor biografia, ela foi escrita logo após o autor completar seu doutorado em Filosofia onde analisou Marx e outros pensadores alemães. McLellan, que não é marxista, desenvolveu ao longo do tempo novos estudos sobre Marx e as novas edições de sua biografia foram sendo atualizadas.

Leandro Konder.

Marx: vida e obra. (1968).

Konder foi um importante filósofo marxista brasileiro. Sua biografia tem capítulos curtos, de poucos parágrafos, com prosa precisa e de intenções didáticas.

Gareth Stedman Jones. 

Karl Marx: grandeza e ilusão (2016)

Jones tem produção como historiador desde a década de 1960 e vários de seus trabalhos são dedicados à história do socialismo, do marxismo e da luta de trabalhadores do século XIX. Sua biografia é hostil a Marx. O autor deixa marcadas suas diferenças políticas em relação ao biografado e, sobre a parte intelectual, se engaja em sublinhar o que seriam erros conceituais e factuais da produção de Marx, além de equívocos da sua militância.

Mary Gabriel.

Amor e Capital. A saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. (2011)

Essa obra traz a primeiro plano a vida familiar, o que, além de ser obviamente importante para entender a vida privada de Marx, é essencial também para entender a sua militância, da qual participava toda a casa. É a biografia de escrita mais atraente, com contextos e cenários trazidos com vivacidade. Uma contribuição ímpar, apesar de não ser boa referência para o trabalho intelectual de Marx.

David Riazanov.

Marx e Engels. Uma biografia. (1923).

Fundador do Instituto Marx e Engels de Moscou, Riazanov foi no seu tempo um dos maiores conhecedores da vida e obra de Marx. A revolução como uma questão prática é uma das mais fortes preocupações de seu texto, que tematiza a organização do movimento operário, analisa (aliás, criticamente) o desempenho de Marx durante a revolução de 48-49, estabelece comparações com a situação russa, etc.. A biografia de Riazanov tem edições que derivam de uma publicação russa que sofrera cortes: são as baseadas em uma publicação francesa que mantém o texto original.

José Paulo Netto. 

Karl Marx: uma biografia. (2020).

Netto é há muitas décadas um dos mais reputados estudiosos do marxismo no Brasil. A exposição teórica de Marx é o forte de sua biografia, que mobilizou um número enorme de referências bibliográficas.

Francis Wheen. 

Karl Marx. (1999)

Escrita por um jornalista, essa biografia tem predileção por temas anedóticos, e é sensacionalista. Apesar de bastante pesquisada, é invencioneira.

Angelo Segrillo. 

Karl Marx: uma biografia dialética (2019).

O autor é professor de História Contemporânea da USP. Bem escrita, pesquisada e espirituosa, sua biografia mantém equilibradas as partes da vida pessoal, política e teórica. 

Jonathan Sperber.

Karl Marx: uma vida do século XIX. (2013).

Sperber é um historiador experiente especializado em política europeia do século XIX. Ele tem inclusive um livro dedicado a revolucionários alemães. Essa bagagem traz à sua biografia novas informações sobre contextos e movimentações políticas de Marx – geralmente acompanhada de juízos negativos. Um dos fios condutores do livro é que Marx é uma figura datada, pertencente ao século retrasado. O entendimento da teoria marxista por Sperber, entretanto, não é bom o suficiente para que essa sua tese seja bem desenvolvida.

Marcello Musto.

Karl Marx: biografia intelectual e política (1857-1883). (2018).

Musto é um dos mais eruditos estudiosos de Marx da atualidade. Sua intenção é de, a partir de maior exploração de fontes mais recentemente editadas, apresentar um Marx diferente de um marcado por vulgarização e estereótipos (economicista, dogmático, autoritário, eurocêntrico, etc.). Há partes dedicadas a pormenores dos caminhos intelectuais de Marx, e outras que fornecem quadro panorâmico e introdutório. O recorte cronológico de sua biografia se inicia com Marx já maduro intelectual e politicamente.

Marcello Musto

O velho Marx. Uma biografia de seus últimos anos (1881-1883). (2016).

Mesmo limitando-se aos dois últimos anos da vida, que estão longe de ser os mais notáveis de sua trajetória, a biografia é iluminadora em relação perfil intelectual, político e privado de Marx.

N. Fedosseiev e outros.

Karl Marx. Biografia. (1973).

São 9 os autores desta biografia produzida pelo Instituto de Marxismo-Leninismo do Partido Comunista da União Soviética. Ela é extensa e ricamente informada. Mantém continuamente um tom laudatório – muitas vezes hiperbólico – em relação a Marx, principalmente o enfatizando como o descobridor de uma teoria confirmada pela história.

Sven-Eric Liedman. 

A world to win: the life and thought of Karl Marx – (2015).

Originalmente publicada na Suécia, ela foi traduzida ao inglês em 2018. Com produção sobre Marx e Engels desde a década de 1960, Liedman é um filósofo especializado em história da filosofia e da ciência – dois campos que aparecem muito em sua biografia. Procura ser didático em questões filosóficas, mas também dá atenção a problemáticas bem específicas. O autor investe bastante na relação de Marx com ciências naturais e outros campos intelectuais, sendo esse um diferencial de sua obra. Politicamente, distancia Marx de Lenin e de rumos revolucionários do século XX. 

Vida de Marx – no Esquerda Online (2020-). 

Nosso site produz uma série biográfica, ainda em andamento, que já conta com 16 contribuições. Elas seguem uma ordem cronológica, mas cada texto pode ser lido de forma independente. Os textos procuram sintetizar as principais questões da trajetória de Marx e apresentar de forma simples seu pensamento – sem, entretanto, barateá-lo.