Renúncia Coletiva da Direção do PT de Suzano


Publicado em: 4 de outubro de 2023

Movimento

Direção do PT de Suzano

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Movimento

Direção do PT de Suzano

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Suzano, 1º de outubro de 2023.  

Na sexta-feira (29/09), a Câmara de Recursos do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, por maioria, de forma terminativa “Negar provimento ao recurso, referendando a decisão da Executiva Estadual e determinando a realização do PEDEX em Suzano, no dia 8 de outubro de 2023”. 

Não concordamos com tal decisão, uma vez que o prazo para registro de candidatura a presidência e de chapa para a direção, estabelecido em 7 dias antes do PEDEX, ou seja, até 1º de outubro, inviabiliza a organização do processo e a campanha junto aos filiados e filiadas. Vale dizer, que tentamos em conversas com membros das instâncias superiores o adiamento da data do PEDEX para o final do mês, afim de participarmos do mesmo, e nos foi negado tal pedido. 

Ademais, cabe destacar que o referido recurso a decisão do PT estadual foi protocolado no Diretório Nacional no dia 4 de agosto. Foram quase dois meses esperando a decisão. Uma verdadeira demonstração de descaso, para não dizer que foi proposital, no sentido de evitar que mostrássemos a verdade sobre o quem vem ocorrendo com o partido em nossa cidade. 

O que de fato ocorre aqui é que o prefeito BOLSONARISTA, Rodrigo Ashiushi, do PL (Partido Liberal), tenta destruir o PT utilizando duas armas: a filiação do vice-prefeito Walmir Pinto no PV (partido que integra a Federação Brasil da Esperança) e o acordo com um pequeno agrupamento de filiados e dirigentes do PT Suzano composto pelo postulante à presidência do PT Suzano no PEDEX, Anderson Ventura, o atual secretário de organização Jefferson Albuquerque (Gordo), entre outros.

Para forçar a realização do PEDEX, este grupo recusou a proposta de acordo apresentada por nós, inclusive perante a medição de dirigentes estaduais. Mas, o pior foi o golpe baixo ao apresentarem a desfiliação de algumas companheiras que compunham o Diretório. O curioso é que uma dessas companheiras se negou a assinar o pedido de desfiliação levado em sua residência pelo secretário de organização e, mesmo assim, foi apresentada verbalmente sua desfiliação em reuniões a fim de mostrar que o diretório de Suzano estava irregular e não caberia recomposição e sim um processo eleitoral extraordinário. 

Para além disso, procuraram lideranças do nosso grupo ofertando cargos no governo local e dinheiro em troca de apoio à candidatura de Anderson Ventura para presidente do PT e do nome de Walmir Pinto para prefeitura. Aliás, o próprio prefeito BOLSONARISTA do PL esteve visitando um ex-vereador que retornou para o nosso partido e, pasmem, pedindo apoio ao postulante à presidência do PT. 

Não bastasse isso, infelizmente há mandatos parlamentares petistas que mantém relações com o governo BOLSONARISTA de Suzano que extrapolam a institucionalidade, colocando o PT local como moeda de troca.  

Em meio a esse cenário é lamentável que dirigentes do PT Nacional, Estadual e da Macrorregião Guarulhos/Alto Tietê tenham acreditado que a indicação do nome do vice-prefeito Walmir Pinto (PV) para disputar a prefeitura pela Federação seja uma candidatura séria e com viabilidade eleitoral, pois na cidade todos sabem que é uma figura que não tem voto e, em pesquisas e levantamentos, não passa de um traço eleitoral. 

Mesmo ciente disso, o que é intrigante é o fato desta minoria da direção do PT local entrar nesta barca furada, o que nos mostra que o que está em jogo para eles são interesses estritamente financeiros e pessoais, utilizando o PT como um grande balcão de negócios. A demonstração disso é que mesmo antes da decisão final da direção nacional do partido sobre o PEDEX, este grupo fez campanha pública com apoio da máquina do governo local, como se precisasse mostrar trabalho para alguém, sendo que este alguém é nada mais, nada menos que o prefeito BOLSONARISTA. 

Diante desse cenário tenebroso, da demora da decisão final sobre nosso recurso, da falta de respeito ao nosso grupo que representa quase 70% do diretório municipal e 90% de sua executiva, do flagrante desrespeito às regras previstas na deliberação sobre o PEDEX (até hoje não tivemos acesso a lista de presença da reunião da executiva estadual que aprovou o PEDEX em Suzano) e da falta de responsabilidade política das instâncias superiores em preservar o PT local e mantê-lo como um partido de luta que enfrente o bolsonarismo, o neofascismo, o coronelismo, fazendo oposição ao governo bolsonarista do prefeito do PL, e que defenda a democracia, os interesses da classe trabalhadora e da população suzanense, nós, 22 dos 36 membros do Diretório Municipal, sendo 6 dos 7 membros da sua Executiva, RENUNCIAMOS aos nossos cargos à partir desta data, cabendo à direção estadual adotar as medidas previstas no estatuto e assumindo total responsabilidade por tudo que ocorrer a partir dessa data. 

Também DECIDIMOS que não participaremos deste processo de eleições interna extraordinário, visto que o seu verdadeiro objetivo é deixar o PT de joelhos e entregá-lo ao governo bolsonarista do PL. Não queremos nossas digitais em meio a esse absurdo, ocasionado por decisões equivocadas de nossas instâncias superiores. No entanto, seguiremos no partido como um grupo de filiados e filiadas organizados e atentos, construindo as lutas sociais e denunciando o governo local bolsonarista e todos aqueles que o sustentam e o apoiam, independentemente de quem seja! 

Saudações Petistas, 

 Assinam:  

1 Valterson Mengalli – Presidente do PT de Suzano 

2 Célia Cristina Pereira Bortoletto – Vice-Presidente do PT de Suzano, secretaria municipal de Saúde de Mauá 

3 Vanderli Ferreira Dourado – Secretário de Formação Política do PT, ex-vereador e candidato a prefeito em 2020 

4 Maria Aparecida de Mattos – Secretaria de Finanças do PT de Suzano e candidata vereadora 2020 

5 Gabriel Dantas – Secretário de Comunicação e membro da Juventude do Partido dos Trabalhadores de Suzano 

6 Beatriz Firmino dos Santos, Secretária de Movimentos Populares  

7 Altair de Oliveira – Dirigente Municipal do PT e Dirigente da Apeoesp Suzano 

8 Alexandre Lacerda – Dirigente Municipal do PT Suzano  

9 Alexandre de Jesus Trindade – Dirigente Municipal do PT de Suzano

10 Almerito Azevedo – Dirigente Municipal, ex-vereador e membro do Coletivo Marighella VIVE! 

11 Camila Trajano – Dirigente Municipal do PT 

12 Inês Silveira – Dirigente Municipal do PT e Dirigente da Apeoesp Suzano 

13 José Fernandes Martins (Tubarão) – Dirigente Municipal do PT 

14 José Maropo – Dirigente Municipal do PT e candidato a vereador 2020 

15 Kleiton Ramos – Dirigente Municipal do PT de Suzano  

16 Marcelo Mendonça – Dirigente Municipal do PT e do Coletivo Marighella VIVE! 

17 Marcia Susana – Dirigente Municipal do PT de Suzano  

18 Maria José Maropo – Dirigente Municipal do PT 

19 Miriam Novais – Dirigente Municipal do PT e candidata a vereadora 2020 

20 Regi Gunadi Gajus – Dirigente Municipal do PT 

21 Samuel Ferreira Dourado – Dirigente Municipal do PT 

22 Valmir Caetano – Dirigente Municipal do PT e candidato a vereador 2020 

 


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição