Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Bancada Feminista de São Paulo lança abaixo assinado para pressionar pela não proibição de candidaturas coletivas

O abaixo assinado é contra minirreforma eleitoral aprovado na Câmara dos Deputados que prevê, entre outras mudanças, a proibição de candidaturas coletivas. A proibição é fruto de um destaque do PL, partido de Bolsonaro. Se o projeto passar no Senado, será um grande retrocesso na busca por maior representatividade no parlamento.

da redação

Leia o abaixo assinado e assine!

 

Um grande ataque à democracia pode acontecer no país. Está sendo votada, no Congresso Nacional, uma minirreforma eleitoral. Entre as mudanças, está a proibição de candidaturas coletivas. Este absurdo foi aprovado na Câmara Federal, nesta quinta-feira (14), fruto de um destaque do PL, partido de Bolsonaro. Agora, seguirá para votação no Senado e, se passar, representará um grande retrocesso.

Candidaturas coletivas são instrumentos fundamentais para ampliar a participação de mulheres, negras e negros, LGBTQIAPN+ e do conjunto do nosso povo em espaços tão excludentes como o parlamento. É disso que eles têm medo. Nos últimos anos, esse modelo de representação cresceu no país Temos exemplos parecidos em Recife, Belém, Salvador, São Paulo, entre outras cidades.

Apesar de não existir legislação sobre o tema, o TSE reconhece o modelo. Já ficou demonstrada que a experiência das decisões coletivas são muito importantes para a democracia na eleição e no exercício de mandatas. Por isso, não abriremos mão desse direito. Candidaturas coletivas ficam! Chega de retrocessos!

 

Assine AQUI.