Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Nossa homenagem a Joaquim Aristeu: Um dos imprescindíveis

Pierre Fernandez e Glória Trogo

Neste sábado, 8, nos despedimos de Joaquim Aristeu, o Boca, em uma cerimônia marcada pelo sentimento coletivo de que sua vida merece ser comemorada. Valeu a pena ter lutado! Valeu a herança que você deixou para os seus! Valeu o exemplo incansável!

Nos depoimentos da família, especialmente de sua companheira de vida, Beth, foi possível ver sua luta incansável pelo socialismo. Exemplos reforçados também pelos camaradas de várias gerações do PSOL, PSTU, PT, Pastoral Operária, pelo Padre, pelo Defensor Público, pelo ex-Prefeito de Jacareí, além de trabalhadores e parlamentares que ele ajudou a eleger. Nas greves, nas fábricas, nas ocupações, se havia luta, lá estava Joaquim.

Boca iniciou sua trajetória nas lutas operárias na década de 80. Trabalhou na Volkswagen, na TI Automotive e na Fibria. Em 1988, ingressou na Ambev, em Jacareí, onde trabalhou por 24 anos, sendo 20 como dirigente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São José dos Campos e Região. Aposentado, foi parte da ADMAP – Associação dos Aposentados, e seguiu presente nas lutas operárias.

No depoimento das irmãs, a lembrança de quem perdeu cedo o pai e foi acolhido por Joaquim, que ainda jovem assumiu o papel de cuidador da família. A sobrinha, que também trabalhava na AmBev, lembrou do orgulho que sentia do tio sindicalista. A cada depoimento que seguia, a demonstração de que a matéria prima que sustenta a construção de um mundo melhor é feita de tipos humanos muito especiais, como Joaquim.

Para nossa organização, a Resistência, ele deixou uma herança enorme. Num mundo em que o individualismo impera e a militância coletiva é tão questionada, lembrar que ele, ainda jovem, se engajou nas lutas por democracia e nunca mais saiu das trincheiras, é uma inspiração para seguir.

Pra nós, é motivo de grande orgulho ter atuado ao lado de Joaquim, um trabalhador que viu a beleza do ascenso operário, enfrentou o refluxo dos anos 90, viveu os governos do PT, encarou decepções e frustrações, foi candidato a prefeito de Jacareí pelo PSOL em 2016; lutou contra o golpe, organizou os atos pelo Fora Bolsonaro na cidade, ajudou a derrotar o fascista na eleição de Lula, sempre esteve organizado politicamente, entrou no MAIS como um reencontro necessário, fundou conosco a Resistência, fez muita campanha para eleger a bancada feminista do PSOL recebendo na sua casa as co-candidatas mulheres, jovens e pretas que ele apresentou com orgulho para os operários ao seu redor. Iremos preservar sua memória.

Joaquim, você continua em todos nós! Agradecemos pelo exemplo que herdamos. A Beth, os filhos, os netos, irmãos e familiares têm muito do que se orgulhar! Joaquim Presente!