Pular para o conteúdo
MUNDO

Quase 900 detidos na terceira noite de revolta em França

Os protestos contra o assassinato de um jovem pela polícia em Nanterre alastraram a muitas cidades. Governo mobilizou 40 mil polícias e proibiu circulação de autocarros e trams na região de Paris

Esquerda.net

A França viveu esta quinta-feira a terceira noite de revolta por mais um jovem assassinado pela polícia nos subúrbios da capital. Nahel M., de 17 anos, morreu na terça-feira com um tiro à queima-roupa durante uma operação stop. Como em ocasiões anteriores, a polícia alegou que o jovem tinha posto em risco a vida dos agentes, tentando atropelá-los. Mas as imagens captadas desmentem a versão policial e incriminam o agente, agora em prisão preventiva e acusado de homicídio voluntário.

O assassinato e a tentativa de encobrimento incendiaram os ânimos dos jovens de Nanterre e alastraram à periferia de Paris e depois ao resto do país, com tumultos noturnos em cidades como Marselha, Lyon, Toulouse, Lens. Para a noite de quinta-feira, a polícia mobilizou 40 mil agentes, incluindo forças de intervenção especiais. O balanço ao final da manhã de sexta-feira era de 875 detidos, dos quais 408 na região de Paris na maioria adolescentes entre os 14 e os 18 anos, e 249 polícias feridos. No conjunto do país houve 492 edifícios atingidos e dois mil veículos incendiados. Ao todo registaram-se 3.880 incêndios na via pública.

Por muito numerosas que fossem as brigadas policiais, seriam sempre insuficientes para a multiplicação dos incidentes ao longo da noite, conta uma fonte policial ao Mediapart. Além de inúmeras viatura incendiadas, registaram-se também incêndios e saques a supermercados, centros comerciais, lojas de artigos desportivos ou cadeias de fast-food. Mas também a estação de autocarros em Aubervilliers foi um alvo da raiva dos jovens, com 12 autocarros incendiados por cocktails molotov. O governo tinha decidido interromper a circulação de autocarros e trams na região de Paris a partir do início da noite. Nalgumas localidades houve tentativas de ataque a esquadras durante a madrugada.

Em três localidades da região parisiense (Clamart (Hauts-de-Seine), Neuilly-sur-Marne (Seine-Saint-Denis) et Savigny-le-Temple (Seine-et-Marne) foi decretado o recolher obrigatório até segunda-feira. A câmara de Compiègne (Oise) também decretou recolher obrigatório durante o fim de semana para os menores de 16 anos não acompanhados.

O Presidente Emmanuel Macron, que participa em Bruxelas na reunião do Conselho Europeu, decidiu convocar para o início da tarde desta sexta-feira uma reunião de emergência do Governo, regressando a Paris. Fonte do Eliseu disse ao Le Monde que Macron aguarda propostas do executivo para adaptar o dispositivo policial “sem tabus” para conter os protestos.

Também esta sexta-feira, em Genebra, a porta-voz do Gabinete do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos apelou à França que resolva os seus “problemas profundamente enraizados de racismo e discriminação racial entre os agentes da autoridade”, nas palavras de Ravina Shamdasan. citadas pelo Le Monde.

Marcha por Nahel juntou 20 mil em Nanterre

Em Nanterre, durante a tarde, a marcha branca por Nahel juntou milhares de pessoas, 20 mil segundo os organizadores e 6.200 nas contas da polícia. Mas ao contrário do desejo da família, não foi silenciosa. “Acabaram-se os minutos de silêncio e de pedir por favor, já não é altura disso”, dizia um jovem participante ao Mediapart.

Atrás de uma faixa onde se lia “Justiça para Nahel” desfilaram familiares, políticos, rappers, mas sobretudo jovens racializados de vários bairros da periferia que também têm histórias de violência policial para contar. Os nomes de outras vítimas mortais da polícia foram lembrados. Quando o camião da organização se aproximou do local onde o jovem foi baleado, a polícia lançou gás lacrimogéneo, impedindo que a família se pudesse dirigir aos manifestantes.

A par da morte de Nahel às mãos da polícia, os manifestantes estavam indignados com outra prática recorrente em situações semelhantes: a de transformar as vítimas em culpados. Nas horas seguintes ao assassinato, políticos e comentadores voltaram a preencher o espaço mediático dissecando o passado das vítimas e os antecedentes judiciais que constam dos ficheiros policiais, mesmo que deles não tenha resultado qualquer condenação. E até a porta-voz do Ministério do Interior teve de lembrar à jornalista da France Inter que o entrevistava que isso “não é o tema do debate. Pouco importa se ele era conhecido ou não dos serviços da polícia, o que aconteceu, esta tragédia, não é aceitável”, disse Camille Chaize.

Publicado originalmente no portal Esquerda.net
Marcado como:
frança / macron