Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Morre Esteban Volkov, neto de Trotsky!

Alexandre Mandl, de Sumaré (SP)
Arquivo pessoal Alexandre Mandl

Tomamos conhecimento do falecimento de Esteban Volkov na noite deste 16 de junho de 2023.

Neto de Trotsky, manteve o legado pela revolução socialista internacional, como dirigente político e curador do Museu Leon Trotsky no México.

Apesar da idade, seguia com muita força e animado para a disputa política em defesa do marxismo revolucionário.

Para além das diferentes homenagens e justas notas de diferentes grupos trotkistas, quero aqui fazer um registro na forma de depoimento sobre o que significa ser uma militante revolucionário internacionalista.

Em junho de 2011, eu tive um privilégio de vivenciar um momento especial para ele. Nas palavras dele.

Nas comemorações dos 8 anos da Fábrica Ocupada Flaskô, em Sumaré/SP, em junho de 2011, pudemos contar com sua presença. Foi histórico! Emocionante!

Essa foto é do início da mesa de debates. Havia mais de 400 pessoas presentes. Todo mundo ansioso para ouvi-lo. Um evento histórico. E ele foi brilhante.

Porém, antes disso, mais cedo, ele chegou à Fábrica e estava maravilhado de estar numa fábrica sob controle operário, que luta pela estatização sob controle dos trabalhadores e a revolução socialista. Se emocionou com cartazes e pôsteres, inclusive de seu avô, dentro da fábrica. Porém, foi chorar mesmo ao manusear algumas caixas de politeno, matéria prima dos tambores plásticos que produzimos.

Na Flaskô, somos uma fábrica do ramo químico. Eis que ele começa a lacrimejar e fala: “Muitos não sabem, mas minha graduação é em química e jamais imaginei que, com a minha idade (85 anos), pudesse estar vivenciando o que vocês estão me proporcionando. Obrigado, camaradas. Que luta fantástica. Que sensação incrível. Uma fábrica química sob controle operário. Meu avô estaria orgulhoso de vocês. Viva a Internacional!”

Assim é a prática de um revolucionário! Sente a potência do movimento operário internacionalista!

Esteban Volkov, presente!

Alexandre Mandl é advogado trabalhista e popular Movimento de Moradia e Movimento Somos Todas Professoras. Também é dirigente da Fábrica Ocupada Flaskô, em Sumaré-SP