Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

II Encontro Internacional Leon Trótski

É com alegria que anunciamos que, após três anos de adiamento devido à pandemia de COVID-19, o II Encontro Internacional Leon Trótski finalmente irá ocorrer!

Comitê Organizador Mário Pedrosa

I Encontro Internacional, Havana, Cuba, 2019

Em maio de 2019 ocorreu o I Encontro Internacional Leon Trótski, em Havana, Cuba. O evento reuniu algumas dezenas de militantes e pesquisadores de diferentes países para debaterem o legado intelectual e político de Trótski, da Quarta Internacional e do trotskismo. Desde então, formou-se o Comitê Organizador Mario Pedrosa, com a missão de organizar um II Encontro no Brasil. Com a pandemia, contudo, o evento foi adiado por várias vezes. Nesse meio tempo, realizamos os Eventos Online Trótski em Permanência, em agosto de 2020 e de 2021.

O II Encontro Internacional Leon Trótski será realizado entre os dias 21 a 25 de agosto, de forma híbrida:

  • O evento contará com uma parte presencial, realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que envolverá Mesas Redondas com convidados(as), além de uma Conferência de Abertura. Essa parte presencial do evento contará com transmissão simultânea para o canal do evento no YouTube e será realizada na parte da noite.
  • Ademais da transmissão simultânea online das Mesas Redondas, o evento contará, ainda, com Simpósios Temáticos realizados de forma online e igualmente transmitidos ao vivo pelo canal do evento no YouTube, nos turnos da manhã e da tarde. Os Simpósios Temáticos consistirão em painéis com comunicações de 15 a 20 minutos relacionadas a diversos aspectos do legado de Trótski e do trotskismo, com um tempo ao final reservado para perguntas e comentários do público.
  • Aqueles/as que desejarem apresentar uma comunicação em Simpósio Temático deverão enviar um resumo da sua proposta, contendo também TÍTULO, NOME, EMAIL de contato e uma breve BIOGRAFIA, além de escolherem um EIXO TEMÁTICO (ver no formulário de inscrição). O resumo deve conter, no máximo, 800 caracteres totais.
  • O envio da proposta ocorrerá através deste formulário eletrônicoaté o dia 30 de junho. Será fornecida uma Carta de Aceite para os/as autores de propostas aprovadas e um Certificado de Participação para os que de fato apresentarem durante o evento.
  • Não haverá cobrança de inscrição para comunicações. Contudo, após a seleção das propostas, pedimos aos que forem selecionados que, caso possam, realizem uma contribuição solidária no valor de R$25,00 para ajudar com os custos de hospedagem de nosso site e do serviço que usaremos para transmitir as Mesas e Simpósios, pois nosso evento não conta com financiamento institucional.
  • Há também uma chave PIX para quem desejar realizar uma doação solidária para ajudar na campanha de produção dos livros e na organização do evento como um todo: [email protected].
  • Não será necessário realizar inscrição de ouvinte para assistir às Mesas Redondas e aos Simpósios Temáticos e não serão fornecidos certificados de ouvintes, seja para as atividades presenciais ou online.

Cronograma:

  • Inscrição de propostas de comunicação para os Simpósios Temáticos: até 30 de junho.
  • Divulgação das propostas aprovadas: até 31 de julho.
  • Divulgação do Caderno de Resumos dos Simpósios Temáticos: até 14 de agosto.
  • Divulgação da programação das Mesas Redondas: até 31 de julho.
  • Realização do evento: 21 a 25 de agosto, via YouTube e na PUC-SP.

Saudações, Comitê Organizador Mário Pedrosa