Pular para o conteúdo
BRASIL

Kayo Amado nomeia vereador cassado por fraude na cota de gênero como Secretário de Desenvolvimento Social

Raphael Guedes, de São Vicente (SP)

Wagner Santos Pinheiro, conhecido como Wagner Cabeça, foi eleito como vereador em São Vicente (SP) pelo antigo Partido Social Liberal (PSL), o partido do “17”,  aquele pelo qual Bolsonaro foi eleito. Wagner Cabeça teve o mandato cassado porque os votos do PSL foram decretados nulos pelo TSE, o motivo foi a fraude à reserva de gênero no registro de candidaturas femininas fictícias. De acordo com o juiz eleitoral, Mario Roberto Negreiros Velloso, havia uma exigência do TSE: “o Tribunal entendeu que o partido usou candidatas “laranja”, que seriam apenas para compor a quantidade necessária na chapa e que não estariam participando efetivamente do pleito”.

Indicando não ter nenhum compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, o prefeito de São Vicente Kayo Amado (Pode) resolveu premiar Wagner Cabeça com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). Dessa forma, coloca nas mãos de um político cassado por atacar direitos das mulheres uma secretaria fundamental para combater as desigualdades de gênero.

Tudo indica que a medida do prefeito é um grande conchavo para agradar sua antiga adversária, a deputada Solange Freitas (União). Wagner Cabeça é um dos novos secretários nomeados do União Brasil, os outros secretários nomeados eram assessores da deputada. Em troca, Solange Freitas não deve concorrer à prefeitura na próxima eleição.

*Raphael Guedes é professor e membro da coordenação Resistência/PSOL na Baixada Santista.