Pular para o conteúdo
BRASIL

A miséria liberal: prefeito de São Vicente celebra nova unidade do McDonalds como símbolo de progresso

Leandro Olímpio
Divulgação

Adepto da chamada “nova política”, que surgiu fingindo ser irrelevante o debate entre esquerda e direita para depois se revelar uma corrente liberal, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, celebrou como um enorme acontecimento a abertura de uma nova unidade do McDonalds na cidade.

Em postagem em suas redes sociais, espaço onde cresceu desempenhando o papel de influencer político, Kayo Amado disse no último dia 1 de junho ter “uma novidade incrível” para nos contar: 

“São Vicente agora tem uma nova unidade do McDonalds, aqui na Av. Penedo, que corta bairros importantes, como Catiapoã, Jockey, e toda região. Quase 50 novos empregos diretos gerados na cidade, levando progresso para mais perto. É mais um grande empreendimento instalado por aqui! Cidade evoluindo!!! Obrigado por acreditarem em São Vicente! #AmoMuitoTudoIsso”.

Não bastasse o absurdo que é celebrar a geração de 50 empregos precários, marcados pelos baixos salários, assédio moral e alta rotatividade, sendo muitas vezes a única opção para a juventude periférica, negra e LGBTQIA+ da cidade, Kayo Amado ainda dissemina a ideia de que se trataria de um sintoma do progresso que chega à cidade. Nada mais falso.

Meses atrás, em março, foi o mesmo Kayo Amado o responsável por prejudicar a população mais vulnerável de São Vicente com a mudança arbitrária do restaurante popular Bom Prato, que foi retirado do Centro da cidade para a Vila Margarida, na comunidade do México 70.

Além de se tratar de uma medida higienista, que considera o pobre uma poluição visual, a ação fascista comemorada pelo prefeito resultou numa redução drástica das refeições servidas diariamente, caindo de 1.800 para 300.

Se no início de sua carreira Kayo Amado tentou forjar a imagem de um político jovem que aliava sensibilidade social à capacidade técnica, com os muitos cursos e especializações que fez ao longo da vida, já instalado no poder demonstra sua verdadeira face: além de se tornar um aliado do bolsonarismo, rompendo o frágil progressismo que sustentou por alguns anos, hoje nega comida aos mais pobres.

A foto divulgada por ele, com o punho cerrado e o sorriso aberto, é tragicômica e se soma a outras ações que revelam a hipocrisia do seu liberalismo. A “nova política” de nova não tem nada e a população começa a perceber que não elegeu um prefeito, mas sim um marketeiro.