Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Setorial de Pessoas com Deficiência do PSOL de São Paulo se encontrou nos dias 05, 06 e 07 de maio

Coordenação do encontro Psol São Paulo, Maranhão, Ceará e Entidades de Pessoas com Deficiência

card com fundo em ambiente externo. Aproximadamente 30 pessoas, em sua maioria pessoas com deficiência física e autistas sorrindo. Atrás a bandeira do Setorial das Pessoas com Deficiência do Psol

Nos dias 05, 06 e 07 de maio ocorreu um encontro da Setorial de Pessoas com Deficiência do PSOL de São Paulo. O objetivo foi discutir os caminhos da luta socialista, a partir do tema “Combater o Neofascismo, Desconstruir o Capacitismo e Reconstruir o Brasil”. Nesse sentido, discutimos questões que permeiam a luta anticapacitista de forma interseccional, atravessando raça, gênero, território, sexualidade, entre outros, a fim de acionarmos políticas que sejam de fato acessíveis e de perspectiva socialista.

Contamos com a participação de representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará, assim como representantes do Diretório Estadual do PSOL em São Paulo, Fundação Lauro Campos Marielle Franco e outros movimentos sociais e entidades, como a ABRAÇA, PASTORAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, MOVIMENTO ULTRAPASSANDO BARREIRAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E JUVENTUDE VAMOS À LUTA.

No dia 05 de maio, ocorreu a solenidade de abertura, com orientações gerais sobre o evento.

No dia 06 de maio, ocorreram vários debates importantes como a questão orçamentária, o contexto político desde Temer até o atual momento sob governo Lula, bem como o campo político da história do movimento social das pessoas com deficiência, com a presença de Juliano Medeiros, Clair Hickmann, Luiz Carlos Lopes, Maria Vilma Garcia, Ginez Garcia, Anahí Guedes de Mello, com vídeos de alguns Deputados Federais do PSOL.

No dia 07 de maio, ocorreu a elaboração de um documento para Políticas Públicas das pessoas com deficiência e com doenças raras.