Pular para o conteúdo
BRASIL

Deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) vai lançar frente parlamentar de combate às mudanças climáticas

Evento que marca início das atividades da frente acontecerá na ALESP nesta segunda (29)

Mandato Guilherme Cortez
Joy Camilo

Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa de São Paulo terá uma Frente Parlamentar de Combate às Mudanças Climáticas. O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (29) às 18h no Auditório Franco Montoro da ALESP. O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) que enviou requerimento para a criação e presidirá o colegiado destaca a importância da frente.

“A crise climática está cada vez mais evidente diante das tragédias ambientais e eventos extremos que ocorrem com mais frequência no nosso país, como enchentes, deslizamentos e secas. A frente tem o objetivo de agrupar os parlamentares e também os movimentos ambientalistas para a elaboração de uma agenda legislativa de prevenção e adaptação, e de enfrentamento às emissões de poluentes no estado de São Paulo”, afirma o deputado.

Endossada por 30 parlamentares, a frente reunirá deputados de diferentes partidos, a sociedade civil e órgãos públicos para a discussão e o aprimoramento de legislações e de políticas públicas voltadas ao combate às mudanças climáticas no Estado de São Paulo.

O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) da ONU aponta que as emissões de gases de efeito estufa precisam diminuir 43% até 2030 para que a temperatura do planeta Terra não ultrapasse 1,5ºC até o final do século. Do contrário, a humanidade sofrerá drásticas consequências. “A gente tem essa década como decisiva para impedir consequências irreversíveis que ameacem a vida humana e de todas as espécies no planeta Terra. Mesmo esse sendo um fenômeno global, o esforço precisa partir do maior estado do Brasil para que São Paulo vire referência”, alerta Cortez.

Além do deputado Guilherme Cortez e parlamentares membros, estarão presentes no lançamento Sérgio Portela (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), Rubens Born – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), Rafaela Poty Martins (Aldeia Guarani-Mbya), Valquíria Cândido da Silva (Movimento Nacional de Catadores de materiais recicláveis – MNCR), Vivian Delfino Motta (Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Agroecologias – NEGRAS), Luiz Marques (Coletivo 660), Amanda Costa (Pacto Global da ONU) e Camila Lisboa (Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de SP).

Serviço
Lançamento da Frente Parlamentar de Combate às Mudanças Climáticas
Data: 29/05/2023
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório Franco Montoro – ALESP – Palácio 9 de Julho – Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, São Paulo – SP, 04097-900
Organizador: Mandato do Deputado Estadual Guilherme Cortez (PSOL)

Link para inscrição: https://guilhermecortez.com.br/