Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Nota da Diretoria Nacional do Andes em solidariedade à professora Sofia Manzano

Sofia Manzano, professora da UESB e militante do Partido Comunista Brasileiro, vem sofrendo campanha de ódio por parte da extrema-direita

ANDES-SN
Divulgação/Sofia Manzano

A Diretoria Nacional do ANDES-SN manifesta solidariedade à professora da UESB, Sofia Manzano, que vem sendo alvo de ataques de grupos de extrema-direita nas redes sociais.

As notícias falsas que estão sendo disseminadas por meio de diferentes redes e grupos afirmam que a professora Sofia – que também foi candidata à presidenta da República no pleito de 2022-, é assessora do presidente Lula e que agiu de forma infiltrada nos acampamentos da extrema-direita incentivando os atos golpistas do dia 08 de janeiro em Brasília, tendo como objetivo criminalizar os (as) apoiadores (as) de Bolsonaro. Essas informações, não só não condizem com a verdade, mas também deturpam os fatos ocorridos no dia 08 de janeiro, quando manifestantes da extrema-direita depredaram prédios públicos e atacaram frontalmente os princípios democráticos no país.

Além das acusações, a professora vem recebendo ameaças que incitam à violência e o ódio. Mais uma vez fica evidente o uso de fake news pela extrema direita brasileira, prática que distorce a realidade a fim de atender objetivos políticos e caracteriza um método de atuação fascista.

O ANDES-SN desde o início do ex-governo de Bolsonaro tem denunciado e lutado contra o avanço das políticas de ódio, à política de fake news que sustenta o fascismo e por isso esteve nas RUAS E NAS URNAS para derrotar Bolsonaro e seus apoiadores (as).

Manifestamos total repúdio a essas acusações infundadas e à incitação à violência e nos solidarizamos com a professora Sofia Manzano. Fascistas NÃO PASSARÃO! BASTA DE FAKE NEWS!