Antonio Gramsci foi um intelectual marxista, fundador do Partido Comunista Italiano e dirigente da Internacional Comunista, falecido há 86 anos, depois de anos confinado nos cárceres de Mussolini.
Enquanto esteve preso, Gramsci elaborou sobre vários temas. Dentre os quais, teve muito destaque na sua obra o novo fenômeno político que havia acabado de tomar o poder na Itália, o fascismo.
A partir dessas elaborações, o Eol publicou uma serie de seis artigos, entre setembro e dezembro de 2018, intitulada Gramsci e o fascismo. Esta série foi escrita por Gilberto Calil, colunista do Eol, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e militante da Resistência-PSOL. Calil foi também um dos ministrantes do curso online Fascismo: teoria, história e atualidade, série de cinco videoaulas sobre o fascismo ofertada também pelo portal Esquerda online no segundo semestre de 2018, tendo ministrado a 3° videoaula cujo tema foi Gramsci e a ascensão do fascismo.
Por ocasião do aniversário da morte de Gramsci, a equipe do Eol compilou aquela série escrita por Calil junto com outros textos e criou uma apostila para cursos de formação voltados a militantes dos partidos de esquerda, de entidades e movimentos sociais, que você pode baixar aqui.
Comentários