Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Solidariedade à Deputada Estadual Lívia Duarte (PSOL-PA)

Primeira Deputada Estadual preta eleita na história do estado do Pará vem sofrendo ameaças de morte desde quando exercia seu mandato como vereadora da capital

Executiva Nacional do PSOL

A Direção Nacional do Partido Socialismo e Liberdade vem a público manifestar repúdio às ameaças sofridas pela deputada estadual Lívia Duarte na última semana. Recebemos nesta manhã com muita tristeza e preocupação a notícia dos ataques sofridos à Deputada, que vem sendo sistematicamente e moralmente violentada nos últimos anos de atividade política.

Lívia Duarte é a primeira Deputada Estadual preta eleita na história do estado do Pará. Os ataques e ameaças à sua integridade física datam desde sua eleição enquanto Vereadora de Belém, onde fez um mandato brilhante e recordista em Projetos de Lei e mudanças na vida dos trabalhadores e trabalhadoras pretas do município.

A violência sistêmica enfrentada por Lívia desde o início de sua vida pessoal e, por logo, política, reflete um sistema que nos diz diariamente que os lugares de poder não são lugares para mulheres, pretas, mães e periféricas. Com uma democracia forjada sob 400 anos de exploração dos corpos pretos, esses espaços institucionais e políticos, além de dominados numericamente pelos homens, tentam silenciar, coibir e proibir a participação das mulheres.

Não aceitaremos mais nenhuma tentativa de nos calar, não toleraremos mais nenhum ataque à democracia e aos defensores e defensoras dos direitos humanos em nosso país.

Matéria publicada originalmente no portal do PSOL: Nota do PSOL em solidariedade à deputada estadual Lívia Duarte (PSOL-PA)