Pular para o conteúdo
BRASIL

Vereadora propõe Semana Municipal da Empregabilidade, Capacitação e Visibilidade de travestis, pessoas transgêneras e não-binárias

Nesta segunda, 27, o Projeto de Lei que cria a Semana Municipal de Empregabilidade, Capacitação e Visibilidade de travestis, pessoas transgêneras e não-binárias em Juiz de Fora será votado em primeira discussão na Câmara Municipal. A matéria de autoria da vereadora Tallia Sobral (PSOL) busca enfrentar problemas estruturais, somando-se à luta por emprego, autonomia e independência.

Gabinete Tallia Sobral (PSOL), vereadora de Juiz de Fora (MG)

Ilustração criada pela artista travesti Iúna Mariá em apoio a aprovação do PL

No Brasil, pessoas T encontram portas fechadas nos espaços de ensino e no mercado de trabalho. Atualmente, 90% das travestis e pessoas trans encontram-se no trabalho informal, seja pela falta de oportunidades ou por atitudes transfóbicas dentro dos espaços de trabalho em que estão inseridas, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Dessa forma, as ações previstas no PL giram em torno da oferta de formação e capacitação para pessoas travestis, transgêneras e não-binárias; sensibilização dos empregadores; acesso à informação sobre vagas; além da promoção de espaços acolhedores à diversidade.

Rafael Peregrino
Travestis do projeto Ballroom de JF

Força coletiva

O Projeto foi contruído junto à Associação de Travestis, Transgêneres e Transsexuais de Juiz de Fora (Astra); movimentos sociais; outros três mandatos do PSOL: Iza Lourença (Belo Horizonte), Bancada Feminista (São Paulo) e Matheus Gomes (Porto Alegre). Dessa forma, outras proposições também foram protocoladas na capital do estado de Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Conheça o projeto na íntegra: Institui a Semana Municipal da Empregabilidade e Capacitação de travestis, pessoas transgêneras e não-binárias no âmbito do Município de Juiz de Fora, e dá outras providências 

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Tallia Sobral (@tallia_sobral)