Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

11 motivos para se filiar ao PSOL

Henrique Canary
PSOL

O PSOL está em campanha de filiação. Durante todo o mês de março, vamos procurar ativistas, militantes independentes e pessoas que nos apoiam para conversar sobre a filiação partidária. Se você está em dúvida para quê serve a filiação e se vale a pena ou não se filiar ao PSOL, seguem alguns motivos. Confira:

1) O PSOL se opôs ao golpe contra Dilma Rousseff

O ciclo político que vivemos atualmente, de fortalecimento da extrema-direita e polarização social, não começou agora. Ele vem pelo menos desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff em 2016, quando as forças mais reacionárias do país se uniram para derrubar, em base a uma mentira, uma presidenta democraticamente eleita. Ali a extrema-direita começou a sua ascensão ao poder. Nós do PSOL não tivemos dúvida em nos posicionarmos contra o impeachment. Sabíamos que se tratava de um golpe. Apesar de termos sido oposição de esquerda aos governos de Lula e Dilma, o partido entendeu o tamanho do perigo e participou de atos e manifestações contra o golpe. Nossos parlamentares foram os mais ativos na luta contra o impeachment.

2) O PSOL vem há muito tempo resistindo ao avanço da extrema-direita no país

Com a chegada de Michel Temer ao poder, o PSOL se tornou o partido do “Fora Temer!”. Lutamos contra a Reforma Trabalhista e contra o Novo Ensino Médio. Mas principalmente, lutamos contra o ascenso da extrema-direita, que se acelerou em muito nos anos de 2017 e 2018. Foram tempos difíceis. A sociedade brasileira fez um giro importante à direita, mas nós resistimos. Soubemos manter o capital político acumulado e preservar nossas forças para os grandes embates que estavam por vir com a possível vitória de Bolsonaro em 2018, o que infelizmente acabou acontecendo.

3) O PSOL lutou contra o desgoverno do genocida Bolsonaro

Somos o partido mais odiado por Bolsonaro e por toda a extrema-direita fascista brasileira. Isso porque fomos uma oposição coerente, intransigente e combativa ao longo dos quatro anos de governo do genocida. Lutamos contra a Reforma da Previdência, que acabou com o futuro das atuais gerações de trabalhadores. Durante a pandemia, lutamos para preservar a vida e a dignidade do povo pobre e trabalhador, que mais sofreu com a COVID-19. O auxílio emergencial foi uma proposta do PSOL.

4) O PSOL foi importante para a vitória de Lula

Quando se abriu o debate em torno de quem tinha melhores condições de enfrentar Bolsonaro, o PSOL não teve dúvidas: Lula. Nosso partido não entrou na onda facilista de achar que a derrota do genocida era certa. Ao contrário, entendíamos o perigo que estava colocado e previmos o crescimento de Bolsonaro caso ele fosse para o segundo turno. Por isso, estivemos juntos com Lula desde o primeiro momento. Abrimos mão de nossa candidatura própria para fortalecer a candidatura Lula. Mas não foi somente um acordo de lideranças partidárias. Nossos militantes foram para as ruas com toda a garra e ajudaram a eleger Lula. Somos parte dessa enorme vitória.

5) O PSOL é um partido diverso que luta contra todo tipo de opressão

Somos um partido de trabalhadores, negros, negras, pessoas LGBTQIAP+, indígenas, PcD. Temos em nossas fileiras todas as cores e os sotaques que representam o Brasil como ele realmente é. Essa enorme diversidade permitiu a construção de um programa voltado para o combate a toda forma de opressão. O PSOL é um partido que luta permanentemente contra o racismo, o machismo, o capacitismo, a lgbtfobia, a xenofobia e toda e qualquer forma de preconceito, opressão e discriminação. Dentro das fileiras partidárias, lutamos para que as demandas de todos os setores tenham espaço e se expressem na prática política da organização. Somos a bancada mais feminina e negra do congresso nacional. Elegemos a Bancada do Cocar e temos o orgulho de ter em nosso partido, várias das principais lideranças do movimento indígena como Sônia Guajajara e Celia Xacriabá.

6) O PSOL é um partido que luta contra a emergência climática

Mas o PSOL não luta somente pelo dia de hoje. Lutamos, sobretudo, pelo amanhã. Por isso, combatemos com todas as nossas forças a destruição do meio ambiente promovida por Bolsonaro e seu governo. Defendemos uma política de desmatamento zero e a reconstituição das áreas degradadas. Apoiamos as comunidades tradicionais, que vivem e produzem respeitando os ciclos e as necessidades da natureza. Somos inimigos do agronegócio predatório e destruidor. Defendemos a soberania alimentar por meio do combate ao latifúndio e ao agronegócio e o apoio ao pequeno e médio produtor.

7) O PSOL é um partido antiproibicionista

O PSOL é contra a “guerra às drogas” que só serve de justificativa para criminalizar e matar a juventude negra e pobre das periferias do Brasil. Os grandes traficantes transportam suas cargas em aviões da FAB, enquanto a polícia entra atirando nas favelas e mata inocentes para apreender algumas poucas gramas de maconha. Isso tem que parar. O PSOL está presente nas lutas pela legalização da maconha, primeiro importante passo para acabar com a “guerra às drogas”. Encaramos a dependência de substâncias químicas como um problema de saúde pública, e não um assunto policial.

8) O PSOL é um partido de militantes aguerridos e está presente nas lutas

Não somos um partido meramente eleitoral que aparece na vida das pessoas uma vez a cada quatro anos para pedir voto. Você nos encontra no Congresso Nacional, mas também nas passeatas, nas greves, nos sindicatos, nos bairros, nas escolas e universidades, nas associações de bairro, nas lutas do pessoal da cultura. Acreditamos que é a prática que muda o mundo. Por isso, há um lugar dentro do PSOL para todas as pessoas que lutam por outro Brasil e outro mundo.

9) Frente ao peso da extrema-direita no país, é preciso fortalecer o PSOL institucionalmente

O PSOL é o partido que mais cresce no Brasil e nas últimas eleições elegeu sua maior bancada: 13 deputados. Mas isso ainda é muito pouco frente ao peso da extrema-direita no país. O sonho secreto de certas forças reacionárias é acabar com todas as organizações socialistas e combativas ou pelo menos excluí-las da vida pública, tornando-as marginais e sem representação parlamentar. Também, por isso, precisamos fortalecer o PSOL. E as filiações são uma forma de fortalecer o partido. Elas mostram ao sistema que nosso partido tem base e apoio social. Isso inibe as tentativas de exclusão e marginalização. O PSOL é um partido necessário e sua atuação parlamentar é exemplar. A filiação ao partido o fortalece frente aos inimigos do povo e da liberdade.

10) Durante o governo Lula, o PSOL vai lutar contra a oposição fascista e por mudar de vez o país

Ajudamos a eleger Lula e agora decidimos que nossa principal tarefa é o combate à oposição de extrema-direita e a luta pela transformação do país. Não integraremos o governo Lula porque achamos que nosso lugar é nas lutas e no congresso nacional. Mas somos os maiores inimigos da oposição bolsonarista. Apoiaremos todas as medidas do governo que considerarmos progressivas, mas manteremos nossa cara própria, e vamos nos manter conectados aos interesses da classe trabalhadora, do povo pobre e das maiorias sociais.

11) O PSOL é um partido socialista e democrático

Num momento em que todos os partidos buscam esconder sua verdadeira identidade ideológica (porque são os defensores dos exploradores e opressores), o PSOL declara abertamente: somos um partido socialista. Defendemos um mundo sem exploração e opressão, com igualdade social, equidade e justiça. Lutamos contra a alienação humana provocada pelo capitalismo e pela libertação do indivíduo das amarras da propriedade privada. Somos anti-imperialistas e internacionalistas: defendemos a autodeterminação dos povos e entendemos que todos os que lutam por um mundo melhor são nossos irmãos e irmãs, independente de onde se encontrem.

Se você concorda com a gente, venha para o PSOL! Filie-se, organize-se em um núcleo, estabeleça relações, lute ao lado de nossos companheiros e companheiras. Junte-se à luta pela construção de um novo Brasil e um novo mundo!

Clique no site e preencha lá mesmo os seus dados: https://vocenopsol.com.br/

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Esquerda Online (@esquerdaonline)

Marcado como:
filiação / psol