Enquanto escrevo, os preços das ações e títulos dos bancos regionais dos EUA estão caindo. E um grande banco suíço internacional, o Credit Suisse, está à beira da falência. Uma crise financeira não vista desde a crise financeira global de 2008 parece estar se desenrolando. Qual será a resposta das autoridades monetárias e financeiras?
Em 1928, o então secretário do tesouro e banqueiro dos EUA, Andrew Mellon, pressionou por taxas de juros mais altas para controlar a inflação e o crédito alimentou a especulação no mercado de ações. Sob seu legado, o Federal Reserve Board começou a aumentar as taxas de juros e, em agosto de 1929, o Fed elevou a taxa a um novo patamar. Apenas dois meses depois, em outubro de 1929, a Bolsa de Valores de Nova York sofreu a pior queda de sua história no que foi chamado de “Terça-feira Negra”. A história se repete.
Em 1929, Mellon não se intimidou. Ele aconselhou o então presidente Hoover a “liquidar mão-de-obra, liquidar ações, liquidar fazendeiros, liquidar imóveis… isso eliminará a podridão do sistema. Os altos custos de vida e a alta qualidade de vida cairão. As pessoas vão trabalhar mais, viver uma vida mais moral. Os valores serão ajustados e as pessoas empreendedoras aprenderão com as pessoas menos competentes.”
Além disso, ele defendeu a eliminação de bancos “fracos” como um pré-requisito difícil, mas necessário, para a recuperação do sistema bancário. Essa “eliminação” seria realizada por meio da recusa de emprestar dinheiro aos bancos (tomando empréstimos e outros investimentos como garantia) e recusando-se a colocar mais dinheiro em circulação. A Grande Depressão da década de 1930 seguiu-se a um grande colapso bancário.
Em 2008, quando se desenrolou o colapso financeiro global, a princípio as autoridades visaram algo semelhante. Eles permitiram que o banco de investimentos Bear Stearns quebrasse. Mas então veio outro, o Lehman Brothers. O Federal Reserve hesitou e finalmente decidiu não salvá-lo com um resgate de crédito. O que se seguiu foi uma poderosa queda nas ações e outros ativos financeiros e uma profunda recessão, a Grande Recessão.
O presidente do Fed, Ben Bernanke, na época, era supostamente um estudioso da Grande Depressão da década de 1930 e, no entanto, concordou com a falência do banco. Posteriormente, ele reconheceu que, como “emprestador de último recurso, o trabalho do Fed era evitar tais colapsos, particularmente para os bancos que são ‘grandes demais para falir’, o que apenas espalharia os colapsos por todo o sistema financeiro.
Está claro que agora os governos e as autoridades monetárias querem evitar “liquidar, liquidar” e a quebra do Lehmans, mesmo que tal política limpe a “madeira morta” e a “podridão do sistema” para um novo dia. Politicamente, seria desastroso para os governos que presidiam mais um colapso bancário; e economicamente, provavelmente desencadearia uma nova e profunda recessão. Portanto, é melhor “imprimir mais dinheiro” para resgatar os depositantes e detentores de títulos dos bancos e evitar o contágio financeiro – o sistema bancário sendo tão interconectado.
Foi isso que as autoridades acabaram fazendo em 2008-9 e é o que farão desta vez também. As autoridades inicialmente não tinham certeza sobre o resgate do Silicon Valley Bank. Eles rapidamente mudaram de ideia após sinais de corridas bancárias nascentes nos EUA.
Entrevistas com autoridades envolvidas ou próximas às discussões traçam um quadro de 72 horas frenéticas. O Credit Suisse também provavelmente obterá apoio financeiro semelhante.
Existem defensores da abordagem de Mellon hoje e eles ainda têm razão. Ken Griffin, fundador de um grande fundo de hedge Citadel, disse ao Financial Times que o governo dos EUA não deveria ter intervido para proteger todos os depositantes do SVB. Ele continuou: “Os EUA deveriam ser uma economia capitalista, e isso está desmoronando diante de nossos olhos… Houve uma perda de disciplina financeira com o governo salvando os depositantes por completo”. Não podemos ter “risco moral”, disse ele. “As perdas para os depositantes teriam sido imateriais e teriam deixado claro que o gerenciamento de risco é essencial.”
Risco moral é um termo usado para descrever quando bancos e empresas consideram que sempre podem obter dinheiro ou crédito de algum lugar, incluindo o governo. Então, se eles fazem especulações imprudentes que dão errado, não importa. Eles serão socorridos. Como Mellon poderia ter dito: é imoral.
O outro lado do argumento é que aqueles que depositam seu dinheiro em bancos que têm problemas não devem perdê-lo sem culpa própria. Portanto, os governos devem intervir para salvar os depositantes. E eles também têm razão.
Como outro bilionário de fundos de hedge, Bill Ackman, disse quando o colapso do SVB surgiu, a Federal Deposit Insurance Corporation deve “garantir explicitamente todos os depósitos agora” porque “nossa economia não funcionará nem nossa comunidade e sistema bancário regional”. Mark Cuban expressou frustração com o limite de seguro FDIC que garante até $ 250.000 em uma conta bancária como sendo “muito baixo”; ele também insistiu que o Federal Reserve comprasse todos os ativos e passivos do SVB.
Eric Swalwell, um democrata da Califórnia, juntou-se ao coro, twittando que “devemos garantir que todos os depósitos que excedam o limite de $ 250.000 do FDIC sejam honrados”.
A ironia aqui é que aqueles que exigem resgates agora são os mesmos capitalistas de risco que geralmente defendem firmemente o “livre mercado e nenhuma intervenção do governo”. Outro defensor do resgate é um Sacks, um associado de longa data do investidor Peter Thiel, que acredita fervorosamente em “mercados livres” e no “capitalismo”. Mas foi o Fundo de Fundadores de Thiel que ajudou a iniciar a corrida bancária que afundou o SVB em primeiro lugar.
O colunista do FT, Martin Wolf, explicou o dilema. “Bancos vão à falência. Quando o fazem, aqueles que estão a perder gritam por um resgate do estado.” O dilema é que “se os custos ameaçados forem grandes o suficiente, eles terão sucesso”. Foi assim que, crise após crise, criamos um setor bancário que é em teoria privado, mas na prática tutelado pelo Estado. Este último, por sua vez, tenta conter o desejo dos acionistas e da administração de explorar as redes de segurança de que desfrutam. O resultado é um sistema que é essencial para o funcionamento da economia de mercado, mas não opera de acordo com suas regras”. Portanto, é um risco moral porque a alternativa é o Armagedom. Como Wolf conclui: “é uma bagunça”.
Então, qual é a solução oferecida para evitar essas bagunças bancárias contínuas? O economista Joseph Stiglitz nos diz que “o SVB representa mais do que a falência de um único banco. É emblemático de profundas falhas na condução da política regulatória e monetária. Como a crise de 2008, era previsível e prevista”. Mas tendo nos dito que a regulamentação não estava funcionando, Stiglitz argumenta que o que precisamos é de uma regulamentação mais rigorosa! “Precisamos de regulamentação mais rigorosa, para garantir que todos os bancos estejam seguros.” Bem, como isso funcionou até agora?
Ninguém tem nada a dizer sobre a propriedade pública dos bancos; nada sobre fazer da banca um serviço público e não um vasto sector de especulação desenfreada com fins lucrativos. O SVB entrou em colapso porque seus proprietários apostaram no aumento dos preços dos títulos do governo e nas baixas taxas de juros para aumentar seus lucros. Mas foi em forma de pêra e agora outros clientes bancários pagarão por isso em aumento de taxas e perdas para o Federal Reserve – e haverá menos financiamento de investimento produtivo para pagar por mais uma confusão bancária.
Isto é o que eu disse há 13 anos: “A resposta para evitar outro colapso financeiro não é apenas mais regulamentação (mesmo que não tenha sido atenuada como as regras de Basileia III). Os banqueiros encontrarão novas maneiras de perder nosso dinheiro com jogos de azar com ele para obter lucros para seus proprietários capitalistas. Na crise financeira de 2008-9, foi a compra de ‘hipotecas subprime’ embrulhadas em pacotes financeiros estranhos chamados títulos garantidos por hipotecas e obrigações de dívida garantidas, escondidas dos balanços dos bancos, que ninguém, incluindo os bancos, entendeu. Da próxima vez será outra coisa. Na busca desesperada por lucro e ganância, não há limites prometeicos para trapaças financeiras.”
Voltemos ao dilema de escolher entre “risco moral” e “liquidação”. Como disse Mellon, liquidar os fracassos, mesmo que isso signifique uma recessão, é um processo necessário para o capitalismo. É um processo de “destruição criativa”, como o economista dos anos 1930 Joseph Schumpeter descreveu. A liquidação e a destruição de valores de capital (juntamente com o desemprego em massa) podem lançar as bases para um capitalismo “mais enxuto e mais apto”, capaz de se renovar para mais exploração e acumulação com base em maior lucratividade para aqueles que sobrevivem à destruição.
Mas os tempos mudaram. Tornou-se cada vez mais difícil para os estrategistas do capital: as autoridades monetárias e os governos considerar a liquidação. Em vez disso, o “risco moral” é a única opção para evitar uma grande crise e um desastre político para os governos em exercício. Mas resgates e uma nova ferida de injeções de liquidez não apenas reverteriam completamente as vãs tentativas das autoridades monetárias de controlar as taxas de inflação ainda altas. Significa também a continuação da baixa lucratividade, baixo investimento e crescimento da produtividade em economias incapazes de escapar de seu estado zumbi. Apenas mais longa depressão.
Comentários