Metroviários levam pauta de anulação do leilão do metrô de BH ao vice-presidente da república
Publicado em: 31 de janeiro de 2023
Nessa segunda-feira (30), o vice-presidente da República e Ministro da Indústria e Comércio Geraldo Alckmin recebeu representantes dos metroviários em Brasília para discutir, entre outras pautas, a reivindicação de que o novo governo não concretize o processo de privatização do metrô de BH.
Estiveram presentes na reunião a presidenta da Fenametro, Alda dos Santos; Vagner Freitas, vice-presidente nacional da CUT; o deputado federal Rogério Correia; a deputada estadual Beatriz Cerqueira; Jairo Nogueira, presidente da CUT Minas; Daniel Glória, secretário-geral do SINDIMETRO-MG; e Valeir Ertle, secretário nacional de Assuntos jurídicos da CUT.
Na reunião, foi entregue ampla documentação com o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado pela não assinatura do contrato de concessão à iniciativa privada, que deve ser realizado no dia 02 de março, e o pedido feito por 24 parlamentares mineiros para que o processo seja paralisado e possa ter uma avaliação técnica. “Tratamos da situação atual da concessão do Metrô de BH, onde demonstramos as irregularidades no processo licitatório e a preocupação com a situação de mais de 1.600 trabalhadores da CBTU MG”, afirma nota do SindimetroMG.
O Vice-presidente se comprometeu a iniciar o diálogo sobre a pauta com Aloísio Mercadante do BNDS, Jader Filho, Ministro das Cidades e Rui Costa, da Casa Civil.
Na reunião, também foi entregue documento da ONG Rua Viva, especialista em Mobilidade Urbana, com um robusto estudo sobre a importância do metrô e os problemas do edital de licitação para a sua concessão.
Fenametro se reúne e discute luta contra o golpismo e a privatização da CBTU em BH e da Trensurb em POA

A Federação Nacional das Metroviárias e Metroviários (FENAMETRO), reunida dois dias antes do encontro com o vice – presidente da república, criou um plano de trabalho para levantar todo processo de estadualização/privatização do metrô nos estados e firmou um calendário de lutas contra a privatização do transporte público. No dia 13 de fevereiro, será a primeira mobilização nacional em Brasília pela anulação do leilão da CBTU de BH.
“Foi importante a retirada da Petrobras, Correio e outras empresas da lista de privatizáveis pelo governo federal. No entanto , a CBTU e a TRENSURB permanecem ameaçadas. Neste sentido, a reunião deliberou por cobrar do Lula a retirada dessas empresas do plano de privatização e a reversão do leilão da CBTU-BH”, explica nota do SindimetroMG.
De acordo com a nota, “a pressão da direita liberal, presente no governo, para que ele não cumpra as promessas eleitorais, só será vencida com a mobilização e organização da classe trabalhadora. Se Lula ceder as chantagens das elites, a frustração será enorme e os fascistas vão capitalizar o descontentamento popular”.
A reunião da Federação contou com a presença de representantes da categoria metroviária do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Distrito Federal, Piauí e Pernambuco, e de lideranças políticas de Minas, como Iza Lourença (metroviária e Vereadora de BH – PSOL), Sumara Ribeiro (PT), Vanessa Portugal (PSTU), Gilson Reis (PC do B) e Leo Péricles (UP), que contribuíram com o debate de conjuntura.
*com informações do SindimetroMG
Top 5 da semana
colunistas
A esquerda radical deveria apoiar Lula desde o primeiro turno. Por quê?
editorial
Mulheres vivas: Contra a barbárie do feminicídio, ocupar as ruas
brasil
O orçamento em jogo: a reforma administrativa cria falsos vilões para esconder os verdadeiros algozes
brasil
ALESP realiza reunião do Conselho de Ética
colunistas










Movimentos de juventude de Minas Gerais cobram Tadeu Leite que não paute a ‘PEC do Cala Boca’