PSOL lança Chico Alencar como candidato à Presidência da Câmara dos Deputados
Publicado em: 24 de janeiro de 2023
A bancada do PSOL decidiu lançar a candidatura de Chico Alencar para disputar a Presidência da Câmara dos Deputados na eleição que será realizada no próximo dia 1º de fevereiro, mesmo dia da posse dos parlamentares nesta nova legislatura.
O programa de Chico Alencar será lançado em coletiva de imprensa nesta semana, mas um dos pontos centrais do pleito será o mote “sem anistia”.
O PSOL foi oposição à gestão de Arthur Lira, marcada pelo orçamento secreto e mudanças limitadoras no regimento interno. Lira foi um dos principais aliados do ex-presidente Bolsonaro.
“Um Lira empoderado, com quase 500 votos, representaria um Centrão fortalecido como nunca, e uma chantagem permanente sobre Lula. Além de ‘vida mansa’ para parlamentares que apoiaram a tentativa de golpe e escudo para Bolsonaro”, ressalta Alencar.
“É preciso livrar a Câmara dos Deputados tanto dos golpistas que pedem o voto para tramar contra o Parlamento, quanto dos que querem mais e mais poder para fazer o Executivo refém de seus interesses oligárquicos e corporativos”, prossegue.
Chico Alencar tem 73 anos, é professor de História, mestre e doutorando em Educação e tem 35 livros publicados. Foi eleito em outubro para seu 5° mandato como deputado federal. Oriundo dos movimentos sociais, acumula mais de 30 anos de experiência na política institucional, tendo sido candidato à presidência da Câmara dos Deputados em 2011, 2013 e 2015.
Ganhou várias vezes o prêmio de “melhor deputado” em votação no site Congresso em Foco e foi escolhido por jornalistas o parlamentar mais atuante do Brasil.
Voir cette publication sur Instagram
Matéria originalmente publicada no site do PSOL
Top 5 da semana
![](https://esquerdaonline.com.br/wp-content/themes/template-alfama/assets/img/efeito-top.png)
mundo
Notícias da França: excelentes resultados da lista popular de Philippe Poutou, em Bordeaux
brasil
Editorial de O Globo ataca funcionalismo e cobra reforma administrativa
cultura
Black Metal e suas ligações com o Nazismo
lgbtqi
Não é sobre ser, mas sobre para onde vai meu ser
mundo