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MUNDO

Venezuela: 8 dias que abalaram o tabuleiro político venezuelano

Luis Bonilla-Molina*, Caracas (Venezuela), com tradução Ge Souza

1. Uma semana ocupada

A semana de 9 a 16 de janeiro de 2023 foi central para o movimento social, especialmente para os professores e trabalhadores das empresas de base da Guayana, epicentro do proletariado industrial venezuelano. Em menor escala, foram incorporados os sindicatos médicos de Lara e de saúde de Caracas, associações de aposentados da administração pública e do setor judicial, setor de eletricistas, entre outros.

Nas 23 capitais e na maioria das cidades do país, houve mobilizações, em sua maioria massivas, com a característica central de serem compostas por simpatizantes e opositores ao governo Maduro, dado seu caráter vingativo. Estas são as primeiras grandes, despolarizadas e massivas mobilizações do movimento social desde 1999. A natureza autoconvocada fez com que as federações sindicais de professores estivessem na base do movimento e apenas os líderes de alguns sindicatos de base militantes conseguiram ser reconhecido como parte da liderança natural. Isso questiona seriamente a legitimidade das duas principais centrais sindicais (CBST (1)  e CTV) (2) assim como as federações sindicais. As direções das federações de professores foram obrigadas pelas suas bases a colocar as suas propostas na mesa das negociações, enquanto há poucos dias apelavam à resistência sem protestos.

As mobilizações forçaram a inclusão do tema do protesto social na agenda da reunião ordinária da direção nacional do PSUV em 9 de janeiro, conforme informou Fredy Bernal, governador do Estado de Táchira. O próprio Bernal assegurou em entrevista à jornalista Mary Pili Hernández que o governo está estudando fórmulas para um  aumento salarial sustentável ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, o governador de Táchira expressou sua preocupação com a “ostentação de alguns altos funcionários”, algo que denunciamos em nosso  artigo anterior . Ou seja, o partido e o governo estão cientes da situação e das reivindicações.

A burocracia sindical, principalmente a ligada ao governo, insistiu ao longo da semana, argumentando que a mobilização social era “uma conspiração do império”, para tentar desesperadamente desmobilizar e desinformar. A burocracia sindical, absolutamente subjugada pelas bases dos professores, tentou cumprir seu papel de instrumento de contenção, sem sucesso, demonstrando um precário senso de sobrevivência e limitada utilidade política para o próprio governo que dizem defender.

No caso da Guiana, a luta foi impulsionada pelos trabalhadores de base, já que as lideranças sindicais burocráticas perderam toda a reflexão de classe e nem sequer acompanharam institucionalmente o movimento da classe trabalhadora. A reivindicação central eram condições salariais (necessidade de ancorar salário ao dólar), condições contratuais (cumprimento de cláusulas do acordo coletivo) e previdenciárias (internação, remédios, cirurgia, maternidade). Durante uma semana resistiram no portão 4 do SIDOR, apesar de na noite de terça-feira, dia 10, a Guarda Nacional ter atacado a concentração, dissolvendo temporariamente os grevistas reunidos no portão do SIDOR. Naquela mesma manhã, a burocracia sindical da CBST havia convocado para assumir o controle do restante das empresas na Guiana, para evitar que a situação conflituosa se alastrasse. 

Na noite de quarta e quinta-feira, quase uma dúzia de líderes de base foram presos (outras fontes falam de 15), alguns deles levados a tribunal. Apesar disso, a massiva mobilização e concentração dos sidoristas continuou até a noite de sexta-feira, quando Ángel Marcano, governador do estado de Bolívar, apareceu e se reuniu com uma comissão de dez trabalhadores de base para assinar um ato de acordo que contemplava a cessação da greve em troca da libertação de trabalhadores presos e processados, a criação de uma comissão governamental para estudar as demandas da classe trabalhadora e a garantia de que todas as acusações judiciais serão eliminadas, evitando a demissão anunciada.

O sabor que ficou após a negociação na SIDOR foi que o fim do conflito havia sido apenas em troca de promessas, que poderiam ser quebradas. No entanto, o conflito mostrou que a classe trabalhadora pode organizar e convocar greves acima das instâncias burocráticas, deixando pendente a urgência de estabelecer capacidades de negociação coletiva quando se sentarem com as representações oficiais. Em todos os aspectos, o conflito SIDOR foi uma vitória para a classe trabalhadora industrial, estabelecendo um importante precedente.

Após cinco dias de grandes mobilizações de professores em todo o país, o governo convocou uma contramarcha chamada “Vamos a marchar por nuestros maestros y Maestras de la patria“, para sábado, 14 de janeiro, um dia antes da celebração, na Venezuela, no Dia do Professor, que reuniu governantes e militantes de partidos governistas, fato que se repetiu na segunda-feira, 16, neste último caso em oposição aberta ao apelo dos professores para que “todos saiam à rua por um salário justo”. A lógica das contramarchas oficiais contra o movimento de protesto social abre um precedente perigoso que analisaremos mais adiante.

Na segunda-feira, 16, aconteceu a mais importante mobilização dos professores e da classe trabalhadora realizada nas últimas três décadas na Venezuela. Apesar de os professores estarem avaliando o retorno às aulas para construir um novo plano de protestos e reivindicações, em apenas oito dias conseguiram construir uma narrativa para o futuro que a classe política ainda não terminou de ler e mostra a urgência de uma nova forma de entender o político. A titânica e corajosa mobilização dos professores mostra o despertar desse setor como ator coletivo de transformação social.

2. A ausência de Robin Hood e do herói coletivo

A renda da Venezuela, mesmo no contexto das medidas coercitivas unilaterais criminosas dos EUA, é suficiente para garantir um salário dez vezes maior do que o atual. O problema é a abordagem monetarista dos governantes e uma concepção elitista da distribuição da riqueza, que não tem o mundo do trabalho como lugar de enunciação. Os professores têm feito contas de como poderiam ter sido usados ​​os cinco bilhões de dólares que o Banco Central da Venezuela injetou em bancos privados, ou das receitas fiscais do país, e as contas desmentem a versão oficial que indica que não há dinheiro para uma quantia substancial aumentar.

Por isso, o porta-voz do PSUV (3) (partido do governo), governador Bernal, afirmou que o Presidente da República estuda um aumento salarial sustentável ao longo do tempo (4), ou seja, não sujeito ao contingenciamento do preço do dólar, algo que se tornou a maior demanda da classe trabalhadora nacional. Apesar de Bernal ter informado que o governo faria um pronunciamento sobre o assunto nos próximos dias, isso não aconteceu.

Na quinta-feira, dia 12 de Janeiro, o Presidente da República prestou contas anuais ao Parlamento e a esperança coletiva era que ali anunciasse o “aumento sustentável”, mas, pelo contrário, o discurso centrou-se em apontar as dificuldades econômicas do país, algo que foi interpretado como uma recusa em aumentar salários. A decepção coletiva se estendeu às bases que reivindicam redefinições salariais, até porque a maioria dos manifestantes votou na eleição de Maduro e muitos deles são militantes do partido do governo.

Na sexta-feira, 13 de janeiro, a direção sindical ligada ao governo anunciou que faria a contramarcha para mostrar o apoio dos trabalhadores ao presidente da República e sua gestão, ao mesmo tempo em que afirmou que faria a entrega de uma petição salarial endossada pelo CBST. Isso gerou a esperança de que ao final do comício o presidente da República anunciaria o aumento salarial, apresentando-o como uma conquista da burocracia sindical. Circularam informações de que às 18h o presidente faria um discurso focado no aumento salarial, algo que não aconteceu. No final do dia foi a vice-presidente Delcy Rodríguez, que concedeu entrevista coletiva afirmando que o presidente estuda cenários salariais.

A comemoração do Dia do Professor, no domingo, 15 de janeiro, virou uma disputa narrativa nas redes sociais, a respeito do papel dos professores na atual conjuntura. Ficou claro que os professores iriam marchar no dia 16, com a expectativa de que seriam concentrações muito importantes, em termos quantitativos e qualitativos, algo que de fato aconteceu. Por sua vez, a burocracia conseguiu realizar uma contramarcha, menor que a anterior.

3. Contramarchas: O Estado contra o movimento social?

As contramarchas se popularizaram na Venezuela desde 1999, principalmente entre simpatizantes e opositores do projeto bolivariano. Nas semanas anteriores ao golpe de 2002, as “contramarchas” se institucionalizaram como forma de disputa entre as forças políticas. Depois, a partir de 2013, transformaram-se em disputas de rua entre as duas facções burguesas, até que, no marco da Constituinte de 2017, a direita foi derrotada e sua real capacidade de mobilização diminuída e neutralizada.

Quando se acreditava que as “contramarchas” eram coisa do passado, o governo e a burocracia sindical as reeditaram, mas neste caso, transformando-as em uma modalidade perigosa, já que as mobilizações de janeiro de 2023 não foram entre partidos políticos ou facções burguesas, mas fruto de reivindicações do movimento social. Consequentemente, ocorre uma inflexão, já que agora as “contramarchas” pertencem ao Estado versus o movimento social, que paradoxalmente é majoritariamente formado por eleitores do atual governo. Essa virada parece ter sido induzida pela incapacidade das castas burocráticas de gerar contenção social e pela necessidade de mostrar que o governo tem uma base social importante, mesmo além dos limites do que é considerado justo para seu projeto político.

Esse passo, em terreno lamacento, pode se transformar em um desastre total para o governo e na perda da hegemonia política em amplos setores de sua base social, o que pode ter repercussões não apenas eleitorais (2024), mas também na ruptura com as narrativas que sustentavam sua permanência no poder.

O governo deve sair logo desta crise com uma proposta contundente de aumento salarial sustentável e recomposição de sua direção sindical, abrindo-se para algo a que tem se negado, a democratização do sindicato e das estruturas sindicais a ele vinculadas. Ainda há tempo para corrigir o plano, se ele conseguir construir a vontade política para isso.

4. A síndrome de abstinência verbal da liderança de direita

É sintomático de seu compromisso de classe, as breves declarações e omissões da liderança de direita sobre as aspirações dos professores. Além de tentar aproveitar a onda de protestos com pedidos genéricos de aumentos salariais, eles não querem se aprofundar em valores ou aumentos salariais que sejam sustentáveis.

Isso demonstra o papel desempenhado pelas oposições de direita, que carecem de uma proposta substantiva e viável de justiça salarial. Claro que, no seu caso, a aposta é na voracidade empresarial, ignorando mesmo algumas das vozes dos empresários que têm apelado à mudança da situação atual. Nem sequer imitaram a FEDECAMARAS, a mais importante associação empresarial do país, que afirmava que o salário mínimo deveria ser de US$ 300 mensais e não os atuais US$ 7. Senhores da oposição, a vossa surdez é sintomática da doença de desconexão com a realidade de que padecem.

5. A agenda do protesto

As mobilizações de 16 de janeiro, por seu caráter descentralizado e autoconvocado, estabeleceram agendas regionais e locais, que podem estabelecer algumas diferenças, mas são em sua maioria convergentes.

Por exemplo, os acordos em Calabozo, Guárico foram:

  1. Não receba alunos nas salas de aula
  2. Envie aulas e trabalhos virtuais às segundas-feiras
  3. Receber tarefas e fazer avaliações às sextas-feiras
  4. Terça-feira. Quarta-feira e quinta-feira ficarão em assembleias permanentes
  5. Caso não receba respostas do Executivo às demandas salariais e contratuais, ative as greves escalonadas a partir de 23 de janeiro

Em outro lugar, destacou-se a eliminação das instruções do ONAPRE. Em outros, foi proposto um modelo móvel de protesto, montagem e trabalho em sala de aula. Ou seja, o desenvolvimento foi desigual e combinado. Esses pontos podem ser enriquecidos pelas assembleias municipais e estaduais.

6. Conclusão

Em apenas 8 dias houve um movimento no cenário político venezuelano, que não só abalou os alicerces do governo e da classe política opositora, como também iniciou a construção, a partir de baixo, de um novo  projeto para o país, em que discutiremos em nosso próximo artigo.

Esse novo projeto político para o país, ainda imperceptível à cegueira epistemológica das lideranças políticas, não só constroem imaginários e narrativos a partir das margens do institucionalizado, como também começa a reconstruir os parâmetros da governabilidade. Este é um ponto de inflexão com consequências políticas de curto, médio e longo prazo, independentemente do movimento da base, típico de protesto social, ser de curta ou longa duração. O desafio para as ciências sociais é encontrar as pistas que permitam revelar como a partir dessa inflexão, o sujeito político que a expressa, torna-se um ator coletivo com vocação para o poder.

Notas

1 Central Socialista Bolivariana dos Trabalhadores, ligada ao governo Maduro

2 Central de Trabajadores de Venezuela, a central diminuída associada à oposição ao governo de Maduro

3 Partido Socialista Unido da Venezuela

4 Veja os cenários levantados no final do meu artigo anterior   https://wordpress.com/post/luisbonillamolina.com/2286

* Luis Bonilla-Molina é Doutor em Ciências Pedagógicas, Pós-doutora em Pedagogias Críticas e Propostas para a Avaliação da Qualidade Educacional. Membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Membro da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação. Membro da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) e da Fundação Kairos. Diretora de Pesquisa do Centro Internacional de Pesquisa Outras Vozes na Educação (CII-OVE). Professor universitario.

Atualmente é o Coordenador Internacional da GLOBAL/GLOCAL NETWORK FOR EDUCACIONAL QUALITY. Membro fundador e membro do Conselho de Administração da Sociedade Ibero-Americana de Educação Comparada (SIBEC). Membro pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), como Presidente do Centro de Membros. Professor universitário.  Diretor – editor da Revista COMUNA. Membro do Autor de dezessete publicações sobre educação e política. Sua mais recente obra publicada intitula-se: Qualidade da Educação: ideias para continuar transformando a educação.

Texto original publicado em Luis Bonilla-Molina.