Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Diante da invasão golpista: defender a democracia e a prisão de Bolsonaro e de todos golpistas!

Editorial Esquerda Online
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

De forma planejada, bolsonaristas invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o STF e o Palácio do Planalto neste domingo (8). A grave ação golpista, com métodos terroristas, é de responsabilidade direta de Jair Bolsonaro.

Esse violento ato não aconteceria sem a conivência da polícia e do governo do Distrito Federal (DF). Os responsáveis pelo golpismo fascista, a começar por Bolsonaro, precisam ser presos, imediatamente. Todos participantes, financiadores e mentores da ação de hoje devem ser identificados e punidos rigorosamente.

Diante da omissão criminosa do governo de Ibaneis Rocha, é absolutamente correta a intervenção federal na segurança do DF decretada por Lula. Mas essa medida não é suficiente para assegurar a segurança de Brasília e do presidente da República. O governador Ibaneis precisa ser afastado do cargo enquanto se apura a responsabilidade dele no ocorrido. Acertadamente, a AGU pediu a prisão de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e até o dia hoje secretário de segurança do DF.

A invasão das sedes dos três poderes por fascistas representa ameaça direta à democracia e ao povo brasileiro. Importa ressaltar que o bolsonarismo não vai se contentar com a invasão em Brasília. Se não forem duramente reprimidos e contidos imediatamente, avançarão numa ofensiva golpista.

Todas as instituições da República e todas as forças políticas que se dizem compromissadas com a democracia têm o dever de responder com celeridade e firmeza perante a grave ameaça golpista. O governo Lula, principal alvo da ação fascista, precisa liderar uma decidida resposta política nacional em defesa da democracia.

Mas é necessário ir além de ações institucionais. É preciso que os movimentos sociais, os partidos de esquerda, os sindicatos e os movimentos negro, feminista, LGBT, indígena e estudantil convoquem, de modo unificado, um ato nacional nas ruas de todo país em defesa da democracia e pela prisão dos golpistas. É com luta popular que venceremos o fascismo!

Nenhuma liberdade aos inimigos das liberdades!

Prisão imediata dos terroristas, a começar por Bolsonaro!

Mobilização nas ruas contra o golpismo e o fascismo!