Pular para o conteúdo
BRASIL

Contrariando equipe de transição, Alckmin autoriza privatização do metrô de Belo Horizonte (MG)

Declaração de vice-presidente e coordenador da equipe de transição ocorre em meio a uma greve da categoria metroviária da capital mineira

Paulo Pasin, de São Paulo (SP)
CBTU/Divulgação

A categoria metroviária e a população de Belo Horizonte (MG) foram surpreendidas com a divulgação de que Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição, encaminhou um ofício ao ministro Paulo Guedes retificando a posição da “equipe de transição” com relação ao leilão do Metrô da capital mineira, programado por Bolsonaro e Zema para ocorrer no dia 22 de dezembro. No ofício em questão, Alckmin defende a privatização do Metrô de Belo Horizonte.

Como coordenador da equipe, Alckmin contraria frontalmente o Relatório do Grupo Técnico de Cidades, cujo texto recomenda: “à atual gestão a suspensão do leilão, visando não gerar obrigações futuras desalinhadas com as diretrizes do novo governo”. Em reunião com integrantes da FENAMETRO e Sindicatos Metroferroviários do Brasil, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) se posicionou (vídeo abaixo) ao lado dos trabalhadores e da população mineira contra a realização do leilão. O PT também chegou a contestar o leilão na Justiça, em ação assinada pela presidente da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Alckmin desrespeita também o compromisso assumido por Lula na campanha eleitoral, quando afirmou que a “era das privatizações” havia acabado. Compromisso, aliás, que o presidente eleito reiterou na solenidade de indicação de Aloísio Mercadante para o BNDES.
Desrespeita também as metroviárias e metroviários de BH, que realizam neste momento uma greve heroica contra este leilão fraudulento que inclui repasses federais de 2,8 bilhões de reais oriundos de indenização judicial recebidas em decorrência do desastre de Brumadinho.

É possível enviar para a equipe de transição um pedido de suspensão do leilão do metrô de Belo Horizonte, através dos e-mails abaixo:

 

Ao

Exmo Vice-presidente Geraldo Alckmin

Ao

Sr. Aloísio Mercadante

Equipe de Transição do governo Lula

Ao

Sr. Bruno Westin Leales

Secretário Especial do Programa de Parceria de Investimentos

Ao

Sr. José Marques de Lima

Presidente da Cia Brasileira de Trens Urbanos

1. Nossa entidade (nome) quer manifestar nosso desacordo com o processo   de privatização do metrô de Belo Horizonte e Contagem, unidade da estatal CBTU e nos dirigimos à Equipe de Transição, representando o futuro governo Lula, aos atuais dirigentes da CBTU e da Secretaria Especial encarregada da privatização, para exigir a suspensão do leilão do metrô de Belo Horizonte e Contagem, marcado para 22 de dezembro próximo.

2. Inúmeras irregularidades foram apuradas no processo apresentado pelo BNDES para justificar a privatização, o que levou o TCE-MG a recomendar a suspensão da privatização.

3. A classe trabalhadora e suas organizações não aceitam tal decisão de destruição de uma estatal federal e novamente exigem:

Suspensão imediata do leilão de privatização do metrô de Belo Horizonte e Contagem.

Não à sua privatização!

(Assinatura)

Enviar para:

Secretaria Especial de Parceria e Investimento

E-mail:

[email protected]

CBTU

E-mail:

[email protected]

Aloísio Mercadante

E-mail:

[email protected]

Enviar cópia para:

[email protected]

[email protected]