Futebol à esquerda: movimentos de torcedores antifascistas e movimentos sociais realizam a II Copa Antifa em Belém
Publicado em: 23 de novembro de 2022
No dia 19 de novembro, foi realizada a II Copa Antifa de Belém, organizada pelos movimentos de torcedores antifascistas do Paysandu e do Remo antifascistas. Mais de 200 pessoas foram ao Clube do SINDTIFES prestigiar o torneio que contou também com outras 4 equipes, para além dos times do Paysandu e do Remo: A Conquista do Pão, o time do MST – Sem Terra Futebol Clube, o time do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem) – MAB Esporte Clube e o Barcemonas Futebol Gay. O time das Barcemonas sagrou-se campeão pela segunda vez, uma equipe que traz em suas cores e nos corpos de suas jogadoras/es as marcas da luta por uma sociedade sem opressões.
A II Copa antifa de Belém foi muito além de um momento de lazer e integração entre amantes do futebol. Foi também um espaço de celebração da recente vitória eleitoral da esquerda e dos movimentos sociais ocorrida na disputa presidencial e um espaço de articulação das lutas sociais a partir da organização de torcedores que também são militantes e buscam fortalecer as lutas contra as injustiças socais e contra as opressões entre torcedores nos estádios de futebol.
A copa antifa levantou a bandeira em defesa do acampamento Terra Cabana do MST em Benevides (PA) cujas famílias estão ameaçadas de despejo e ainda arrecadou alimentos para contribuir com uma ação de solidariedade a famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
Além das Barcemonas, a grande vitoriosa desse torneio foi a unidade da esquerda e dos movimentos sociais que deram um exemplo de auto-organização e autofinanciamento. Parlamentares e figuras públicas do PSOL, PT e PCdoB contribuíram de forma decisiva para o sucesso desse importante evento, que tende a se ampliar e se fortalecer para as próximas edições, demonstrando como política e esporte, luta, solidariedade e ludicidade podem caminhar juntos e estar a serviço das lutas populares.
Confira mais imagens:
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo