Pular para o conteúdo
BRASIL

Atos antidemocráticos: 43 empresários e empresas golpistas têm contas bloqueadas por Moraes

Confira a lista dos 43 empresários golpistas, e suas empresas, que tiveram suas contas bloqueadas

Henrique Canary, de São Paulo (SP)
Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes determinou no último dia 12 o bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas físicas e jurídicas envolvidas na organização e condução dos atos antidemocráticos que vêm acontencendo no país desde que Bolsonaro foi derrotado por Lula no segundo turno das eleições presidenciais em 30 de outubro.

A notícia só veio a público agora porque o processo estava sob sigilo. Em seu despacho, Moraes determinou ainda que os envolvidos sejam ouvidos pela Polícia Federal no prazo de 10 dias.

A decisão envolve um caso concreto. Trata-se de um comboio de caminhões e máquinas agrícolas que saiu da cidade de Sorriso, a 420km de Cuiabá, para Brasília logo após a derrota de Bolsonaro para participar dos protestos contra o resultado eleitoral. Segundo o documento, tornado público por vários sites, a mobilização dos empresários tinha “fins de rompimento da ordem constitucional”. No texto de Moraes, pode-se ler ainda: “Verifica-se o abuso reiterado do direito de reunião, direcionado, ilícita e criminosamente, para propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral para presidente e vice-presidente da República”.

Lembremos que, também ontem, autoridades policiais e judiciais de todo o país enviaram ao Supremo Tribunal Federal listas com nomes de pessoas físicas que, de alguma maneira, estiveram na organização e condução de atos antidemocráticos pelo país. A lista que chegou ao STF tinha os nomes de empresários, políticos e lideranças de movimentos de direita.

Não está claro ainda até aonde estão dispostos a ir Moraes e o STF na punição dos responsáveis pelos atos antidemocráticos. De qualquer forma, pelo menos preventivamente, os envolvidos estão sendo responsabilizados. A defesa das conquistas democráticas passa não apenas pela afirmação positiva desses direitos, mas também pela punição exemplar de todos aqueles que querem acabar com eles. O pior que o país pode fazer nesse momento é “deixar para lá”, embriagado pela vitória eleitoral e iludido pelo fato de que a derrota do fascismo já está assegurada. Não está. Conseguimos um respiro, uma folga, nada mais.

Para desbolsonarizar o Estado brasileiro, é necessário não apenas remover administrativamente os funcionários fascistas do aparelho de Estado, mas também punir aqueles que cometeram crimes. A decisão de Moraes caminha nesse sentido.

Para a surpresa de um total de zero pessoas, a lista de Moraes não tem nenhum cidadão comum, pobre ou assalariado. São todos empresários e empresas, gente que alugou caminhões de som, comprou pneus, comida, barracas, transportou pessoas e pagou disparos de massa no facebook e whats app. Fica provado mais uma vez que a mobilização fascista não tem nada de espontânea, ao contrário do que falou Bolsonaro em seu patético discurso de derrota no dia 1º de novembro. Trata-se de um movimento altamente organizado e fartamente financiado. O mínimo que pode fazer o STF é ir atrás dos responsáveis. Os ratos precisam voltar para o esgoto de onde nunca deveriam ter saído, e a responsabilização criminal é o melhor meio. Ou pelo menos é o meio disponível nesse momento. Friza-se exatamente a expressão “nesse momento” porque chegará o dia em que poderemos aplicar amplamente o método da velha e boa esquerda, método esse replicado recentemente pelas torcidas organizadas na luta contra os bloqueios: acabar com o fascismo pela ação física direta. Até lá, a multa e a cadeia já são uma boa notícia.

Veja abaixo a lista das pessoas e empresas que tiveram suas contas bloqueadas.

Agritex Comercial Agricola Ltda

Agrosyn Comercio e Rep. de Insumos Agric

Airton Willers

Alexandro Lermen

Argino Bedin

Arraia Transportes Ltda

Assis Claudio Tirloni

Banco Rodobens S.A

Berrante de Ouro Transportes Ltda

Cairo Garcia Pereira

Carrocerias Nova Prata Ltda

Castro Mendes Fábrica de Peças Agrícolas

Ceramica Nova Bela Vista Ltda

Comando Diesel Transp e Logistica Ltda

Dalila Lermen Eireli

Diomar Pedrassani

Drelafe Transportes de Carga Ltda

Edilson Antonio Piaia

Fermap Transportes Ltda

Fuhr Transportes Eireli

Gape Servicos de Transportes Ltda

J R Novello

Kadre Artefatos de Concreto E Construcao

Knc Materiais de Construcao Ltda

Leonardo Antonio Navarini & Cia Ltda

LLG Transportadora Ltda

MR Rodo Iguacu Transportes Eireli

Muriana Transportes Ltda

Mz Transportes de Cargas Ltda

PA Rezende E Cia Ltda

Potrich Transportes Ltda

Rafael Bedin

Roberta Bedin

Sergio Bedin

Sinar Costa Beber

Sipal Industria e Comercio Ltda

Tirloni E Tirloni Ltda Me

Transportadora Adrij Ltda Me

Transportadora Chico Ltda

Transportadora Lermen Ltda Epp

Transportadora Rovaris Ltda

TRR Rio Bonito T. R. R. Petr. Ltda

Vape Transportes Ltda.

Marcado como:
Bolsonarismo / golpismo