Pular para o conteúdo
BRASIL

Preço de derivados de petróleo vendidos pela Petrobrás bate novo recorde

Observatório Social do Petróleo
Petrobrás
Divulgação/ Petrobras

Mercado Interno

O preço dos produtos derivados de petróleo, vendidos pela Petrobrás no mercado interno, bateu novo recorde no terceiro trimestre de 2022. O valor do equivalente a um barril de derivados básicos alcançou a marca de R$ 693, acumulando alta de 263% nos últimos dez anos, na comparação com o mesmo período de 2012.
O valor é 4,1% superior ao do segundo trimestre deste ano e 64,2% maior do que o preço praticado pela estatal no terceiro trimestre do ano passado. Levantamento feito pelo Observatório Social do Petróleo (OSP), com base nos resultados do terceiro trimestre da estatal, aponta uma escalada de preços dos derivados vendidos pela Petrobrás no mercado nacional. O estudo mostra que o valor médio dos produtos vem batendo recordes consecutivos, de forma ininterrupta, há seis trimestres.
Segundo Eric Gil Dantas, economista do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), a venda de produtos derivados no mercado brasileiro é responsável por 65% da receita líquida da Petrobrás. “Esse fator representa a principal explicação para os lucros recordes dos últimos trimestres da companhia”, afirma.

Política do PPI

Os preços dos derivados de petróleo da Petrobrás seguem o PPI (Preço de Paridade de Importação), que é a política de equiparação com os valores do mercado internacional. “Importante pontuar que o terceiro trimestre ao qual nos referimos se inicia no período pós-isenção de tributos. O aumento de 4,1% nesses meses mostra que o problema dos altos preços dos derivados de petróleo persistiu, mesmo que para o consumidor final a percepção seja de valores menores em função do corte de impostos”, esclarece Dantas.
Os derivados de petróleo abrangem vários produtos, entre eles, diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta e óleo combustível/bunker.