Pular para o conteúdo
BRASIL

Aprender com os erros: Bolsonaro e o bolsonarismo são frutos de uma ditadura que não foi punida

Rebeca Veloso, de Fortaleza, CE
Reprodução

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
(Geraldo Vandré)

Um bando de empresários do agronegócio pararam rodovias com suas máquinas e até obrigaram seus trabalhadores caminhoneiros a fazerem pequenos bloqueios em vários cantos do país. Pequenos, mas espalhados. Depois disso, alguns fanáticos bolsonaristas estão indo às ruas, mas especificamente para as frentes dos quartéis gritando intervenção militar e que as Forças Armadas salvem o país. Mal sabem eles que as Forças Armadas brasileira querem somente salvar suas benesses, salários e confortos. Esses fanáticos vivem em um universo paralelo. Comemoram notícias falsas da prisão de Alexandre de Moraes, de confirmação de fraude eleitoral e até fingem ser atores de filmes de ação encenando atropelamentos nas rodovias. São lunáticos e precisam ser parados.

O bolsonarismo, sua ala neofascista, é fruto de uma ditadura militar cujos crimes não foram punidos e se quisermos que ele acabe é preciso julgar e punir todos os crimes de Bolsonaro e de sua família, bem como dos seus seguidores. Se esse governo sair impune o fascismo brasileiro esperará qualquer forte crise econômica e com o caos sairão novamente dos bueiros podres, sujos e violentos.

Por isso é preciso aprender com os erros: somente esperar as instituições agirem não deu certo. Elas estão infectadas! A derrota do bolsonarismo e a defesa da democracia precisa vir pela mobilização, pelo poder do povo. Portanto, as ações organizadas de trabalhadores, das periferias, das torcidas merecem vibrações e servem como exemplo para os movimentos sociais e políticos. Será a força do nosso povo organizado e em luta que garantirá a posse de Lula e que seu governo possa ser capaz de atender as demandas e necessidades de nossa gente.