Pular para o conteúdo
BRASIL

Vamos pra cima! Lula retoma atos de rua e plenárias nos estados preparam arrancada no 2º turno

Campanha nacional divulgou documento com orientações

da redação

Após reunião realizada nesta terça-feira, 04, a Coordenação de Mobilização da Campanha Lula traçou uma série de iniciativas de mobilização para este segundo turno, cujo objetivo é “conversar com todo o povo brasileiro, especialmente com a pessoas que não votaram em Lula no primeiro turno ou não compareceram às urnas” ao longo dos próximos dias. A campanha orienta ações diárias em busca do voto, com panfletagens, bandeiraços e banquinhas nos bairros, e perto de locais de trabalho e estudo. A ideia é retomar as ruas, não se deixar intimidar e mostrar que a candidatura Lula é majoritária, como se expressou nos votos, e dialogar com indecisos e com quem votou em Ciro ou Tebet.

Lula pretende visitar todos os estados no segundo turno. Ele retoma sua agenda nas ruas já nesta quinta-feira (6) com uma atividade em São Bernardo do Campo (SP), e até a próxima terça (11), período durante o qual passará por Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde faz ato no domingo, 9.

Uma das principais estratégias é intensificar a disputa nos estados de SP, RJ e MG. Nos dois últimos, seus respectivos governadores, Romeu Zema (Novo) e Cláudio Castro (PL), já anunciaram apoio a Bolsonaro e uma agenda de obras, tentando favorecer Bolsonaro. Em São Paulo, a batalha é eleger Fernando Haddad (PT), derrotando o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), que conta com apoio do PSDB.

Plenárias nos estados

Outra importante orientação da Coordenação de Campanha Lula é que, em todos os estados, as coordenações locais devem realizar seus planejamentos, em sintonia com a agenda nacional da Campanha, até a próxima sexta-feira (7), com o objetivo de ampliar o arco de ativistas.

Em sintonia, várias atividades já estão sendo marcadas. No Rio de Janeiro, uma grande plenária está sendo convocada para esta quinta-feira, 06, às 18h30, no Circo Voador, convocada pelos comitês populares do estado, para preparar a campanha. Em Minas Gerais, os movimentos sociais se reúnem no mesmo dia, às 18h, na sede da CUT, para preparar ações no estado e a agenda com Lula no domingo. Por todo o país, proliferam reuniões como essa, fundamentais para dar coesão e unidade nesta nova fase da disputa. No Distrito Federal, uma plenária ocorreu na noite desta terça-feira, 04, com movimentos sociais e partidos que apoiam Lula no segundo turno, com quase 200 pessoas.

Plenária em Brasília (DF), nesta terça-feira. Foto: Scarlett Rocha.

A reunião nacional também orientou que as candidaturas majoritárias e proporcionais da coligação reúnam seus apoiadores e construam agendas próprias, reforçando o movimento de diálogo e massificando a campanha. A primeira iniciativa neste sentido foi marcada em São Paulo, por parte dos mandatos eleitos do PSOL. Nesta quarta-feira, 05, às 19h, haverá um grande ato-plenária, na Praça Roosevelt, com a presença de Guilherme Boulos, Erika Hilton, Sonia Guajajara, mandatos eleitos para a Câmara Federal, e a Bancada Feminista do PSOL e Ediane Maria, eleitas para a Alesp. Será um momento de reunir as pessoas que abraçaram estas campanhas, discutindo a conjuntura atual e reagindo. “É muito importante a gente ter neste momento tranquilidade. Não ficar lambendo ferida da expectativa que a gente tinha. E aí partir para se posicionar na rua, nas redes, porque são 20 e poucos dias decisivos das nossas vidas”, afirmou Boulos, em áudio que circula nas redes sociais.

“A gente precisa criar essa onda pro segundo turno, que é Lula, Lula. Dá pra vencer e até com uma margem maior do que existe hoje”, conclui o deputado federal do PSOL, eleito com 1 milhão de votos. Para essa onda Lula, a campanha nacional reafirmou a necessidade de manter o #SextoucomLula e os Mutirões de mobilização, que são atividades porta a porta, nos bairros, aos fins de semana, tendo em vista que até o dia 30 teremos quatro fins de semana.

Embora não mencione nenhuma orientação específica, as redes sociais também seguirão sendo cada vez mais um forte terreno de disputa, no qual cards desmascarando fake news, vídeos explicando os ataques de Bolsonaro, etc, cumprem importante papel.

O documento com as orientação da Coordenação de Campanha pode ser acessado aqui: ORIENTAÇÕES PARA MOBILIZAÇÃO DA CAMPANHA LULA E ALCKMIN NO 2º TURNO