Pular para o conteúdo
BRASIL

Conheça Iza Lourença, candidata à Deputada Federal pelo PSOL em Minas Gerais

da redação

Izabella Lourença, nascida em 01 de setembro de 1993, cresceu na região de Venda Nova, periferia de Belo Horizonte, é metroviária da CBTU de BH e militante antirracista. Construiu sua trajetória lutando pela participação das mulheres negras na política. Atualmente, é vereadora de Belo Horizonte e membro do Diretório Nacional do PSOL.

Iza foi criada com suas três irmãs pela sua mãe, Dona Irani, que é funcionária do INSS e foi ativista da campanha Lula Livre, e pelo seu pai, Bosco. Durante o ensino médio, estudou na Escola Estadual Santos Dumont e formou-se em Comunicação Social pela UFMG em 2017.

Sua militância começou ao longo da graduação, quando se tornou ativista do movimento estudantil e coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Neste período, Iza ganhou destaque nas lutas sociais da cidade, em especial na luta pela redução do valor da tarifa em 2013, na Primavera Feminista em 2015 e nas lutas dos estudantes de 2016 contra o golpe contra Dilma Rousseff, a PEC do teto dos gastos e pelo Fora Temer.

Em 2019, foi eleita diretora de base do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (SindimetroMG) e tornou-se referência na luta por mobilidade urbana e contra a privatização dos serviços de transporte.

Iza mora na Região do Barreiro, onde também desenvolve trabalho de base através do projeto Consciência Barreiro, curso de educação popular preparatório para o Enem. Em 2020, idealizou a campanha de solidariedade Flores de Resistência, voltada principalmente para garantia de dignidade menstrual, no sentido de que mulheres periféricas tenham acesso a absorventes higiênicos.

Em 2018, Iza foi candidata à Deputada Estadual pelo PSOL, quando obteve 12.505 votos e ganhou notoriedade no partido. Em 2020, fazendo parte das Muitas, junto com Áurea Carolina, Iza concorreu à vereadora em 2020. Nesta eleição, ela obteve 7.771 votos, foi a mulher negra mais votada de Belo Horizonte e eleita vereadora.

Com um mandato-movimento, Iza Lourença também faz parte da GabinetonaBH, como é chamado o gabinete parlamentar compartilhado junto com Bella Gonçalves e Cida Falabella. O mandato-movimento da Iza foi pioneiro na luta pelo Auxílio Emergencial durante a pandemia da COVID-19 com o projeto BH sem fome, elaborou o relatório Juventude Negra Viva e Livre e aprovou o dia 20 de junho como Dia Contra o Encarceramento da Juventude Negra em BH.


Os projetos e emendas do mandato-movimento podem ser encontrados em https://izalourenca.com.br/iza-na-camara/.

Iza é bissexual e fala da sua orientação sexual com orgulho, porque acredita na importância da luta pela visibilidade bi. É mãe da Ana Vitória, que hoje tem 02 anos e 10 meses e defende que a maternidade também pode ser política, quando é desejada. Por isso, foi autora do PL 208/21 de enfrentamento à violência obstétrica, que busca a promoção da dignidade da pessoa gestante, parturiente e puérpera com a garantia de assistência à saúde, do combate à violência obstétrica, do direito à informação e de acolhimento e escuta qualificada.

Em 2022, Iza foi escolhida prioridade do PSOL como candidata à deputada federal e ganhou visibilidade pelo seu compromisso com a eleição do Lula no 1º turno, sendo uma referência da campanha do Lula entre a juventude de Minas Gerais. Sua candidatura também é apoiada pela Coalizão Negra por Direitos.

Seu programa apresenta como prioridades o combate à fome, a defesa dos direitos das mulheres, do povo negro e da população LGBTQIA+, a defesa da justiça climática e do planeta acima do lucro para que não haja mar de lama nunca mais, a defesa da saúde, da cultura e da educação públicas. Seus compromissos envolvem a defesa no Congresso da aprovação de reformas estruturais, a revogação dos retrocessos aprovados desde o governo Temer e a taxação das grandes fortunas.

 

Conheça a candidata Iza Lourença (MG) │ Eleições 2022

Iza Lourença fala com Lula