Pular para o conteúdo
BRASIL

A esquerda na Bahia precisa de um novo projeto! Vem com o PSOL!

Gustavo Mascarenhas* e Josias Porto** de Salvador-BA

Tâmara, Lula, Hilton e Kleber

As pesquisas eleitorais para o governo da Bahia chamam a atenção pela grande incongruência. De um lado há pesquisas que apontam uma diferença grande entre as duas candidaturas favoritas, de outro, pesquisas que apontam um quase empate técnico.

O fato é que há grande possibilidade da disputa ir para o segundo turno. Se por um lado, na eleição presidencial é preciso eleger Lula já no dia dois de outubro, para governador o melhor cenário é garantir uma segunda volta. Cada voto contra ACM Neto, primeiro colocado na maior parte das pesquisas, conta muito para evitar que o carlismo volte ao governo do estado. Cada voto contra João Roma também conta muito, para reduzir a força dos bolsominios.

Mas neste primeiro turno é preciso também cimentar tijolos na construção de um novo projeto de poder para a Bahia. A esquerda na Bahia não pode mais ser representada por quem defende uma política de segurança pública de extermínio da Juventude Negra e de encarceramento em massa. Não pode mais ser representada por quem reprime greves e lutas, ataca o funcionalismo público e a educação. Não pode mais ser representada por quem defende um modelo de desenvolvimento a serviço do lucro e não do meio ambiente, das comunidades tradicionais e dos trabalhadores.

Kleber Rosa, do PSOL, representa um novo projeto de esquerda. Pra “fazer na Bahia a abolição que o Brasil não fez” como ele tem dito, ao lado do povo e invertendo prioridades. Até aqui, as alianças espúrias entre o PT e o que tem de pior da política baiana foram defendidas para que se chegasse mais rápido ao poder. Deu no que deu: polícia que mais mata no Brasil, piores índices da educação, destruição do meio ambiente e do funcionalismo público! O que nós precisamos é de um projeto sem coronéis, para ser capaz de governar para o nosso povo. É hora de reconstruir os caminhos da esquerda na Bahia. Cada voto em Kleber fortalece essa reconstrução.

Esta construção, contudo, parte de um acúmulo importante. Além de um partido cada vez maior, mais representativo e alicerçado nas lutas do povo baiano, o único mandato parlamentar estadual do PSOL tem sido um mandato mais que necessário. Nosso deputado Hilton Coelho é muitas vezes o único ponto de apoio na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) para diversas lutas dos movimentos sociais. Como nas greves e mobilizações das Universidades Estaduais, na luta dos servidores públicos contra as privatizações, na defesa de um orçamento voltado aos interesses sociais e um longo etc. Inúmeras vezes, é o único voto contra projetos que atacam o nosso povo, como foi no caso do fim do Trem do Subúrbio.

A esquerda precisa manter este posto do PSOL e batalhar para tentar eleger mais um(a) deputado(a) estadual. A esquerda baiana deve também batalhar para eleger a(o) primeira(o) deputada (o) federal do PSOL Bahia. Fortalecer as bancadas do PSOL será decisivo para as batalhas que virão no próximo período, isso faz parte da tarefa de esperançar o futuro.

Porque não basta eleger Lula em outubro. É preciso ter luta nas ruas para derrotar o golpismo e construir força social para transformar realmente o país nos próximos anos. Mas é preciso, também, mudar a correlação de forças do Congresso Nacional. A esquerda precisa ser maioria.

Nos marcos de uma grande bancada de esquerda, quanto mais parlamentares do PSOL melhor para o nosso futuro. Infelizmente uma parte da esquerda vacila em momentos decisivos. Isso não pode acontecer nos próximos anos. E a verdade tem que ser dita, a bancada do PSOL até aqui jamais decepcionou, cada parlamentar socialista, vale por dez.

Temos inúmeras candidaturas de lutadores e lutadoras, mulheres, negras e negros, LGBTQI+, quilombolas, indígenas e trabalhadores para assembleias estaduais e o congresso federal. Convidamos você a votar nestas candidaturas. E temos a única candidatura de esquerda ao senado na Bahia: Tamara Azevedo, uma das poucas candidatas mulher negra a este posto no país.

Nos próximos dias, todas as nossas energias devem ser canalizadas para construção de uma campanha movimento, capaz de encantar corações e mentes, pra eleger Lula presidente e construir um novo projeto de esquerda na Bahia, com o time do PSOL!

É Lula Presidente, 13, pra derrotar Bolsonaro!

Kleber governador, 50, pra fazer na Bahia a abolição que o Brasil não fez!

É Tâmara no senado, 500, uma de nós no senado!

Candidaturas do PSOL para deputados e deputadas estaduais e federais!

*militante do Afronte e da Resistência-PSOL

**militante da Resistência-PSOL

Marcado como:
bahia / eleições 2022