Pular para o conteúdo
BRASIL

OSP lança ‘Fato ou Fake’, com checagem de notícias falsas sobre a Petrobrás

Observatório Social do Petróleo
Observatório Social do Petróleo

Com o início da campanha eleitoral nesta semana e do esperado crescimento na disseminação de notícias falsas, o Observatório Social do Petróleo lança uma nova ferramenta de checagem de informações, chamada “Fato ou Fake na Petrobrás”. A página, que já pode ser visualizada no site do OSP, analisa conteúdos sobre a estatal que circulam na internet e esclarece à população se a informação é verdadeira ou falsa.

A sessão “Fato ou Fake” foi produzida pela equipe do Instituto Latino-Americano de Estudos Políticos e Sociais (Ilaese), que atua em parceria com o OSP. Foram levantadas questões antigas e recentes envolvendo a companhia, sendo muitas delas fake news amplamente divulgadas nas redes sociais e na web.

Segundo o pesquisador do Ilaese Gustavo Machado, a Petrobrás está no epicentro do debate político nacional e um dos temas de maior destaque hoje no país é a alta dos combustíveis e a política de preços adotada pela direção da estatal, o PPI (Preço de Paridade de Importação). “Com o ‘Fato ou Fake’, queremos atestar a veracidade das informações relacionadas à Petrobrás, a fim de trazer clareza e embasamento político ao debate eleitoral”, afirma.

A página tem, inicialmente, 10 conteúdos checados e novas análises serão incluídas nas próximas semanas até as vésperas da eleição presidencial. “Com a proximidade das eleições, perfis oficiais de candidatos bolsonaristas, sua base de apoio e próprio Bolsonaro vêm reciclando antigas fakes news sobre a Petrobrás. Não podemos permitir que notícias falsas sobre a estatal se propaguem, podendo impactar na formação da opinião pública”, declara o pesquisador.

Verdade ou mentira?

É fato ou fake que a Petrobrás, por conta da corrupção, tornou-se a petrolífera mais endividada do mundo e que a empresa quase quebrou? E essa história de que a estatal não consegue refinar petróleo nacional por ser de baixa qualidade? A Petrobrás realmente doou uma refinaria à Bolívia nos governos de Lula e Evo Morales?
Acesse a página “Fato ou Fake na Petrobrás” e descubra toda verdade:  https://observatoriopetroleo.com/fake-ou-fato-na-petrobras/