OSP lança ‘Fato ou Fake’, com checagem de notícias falsas sobre a Petrobrás


Publicado em: 18 de agosto de 2022

Brasil

Observatório Social do Petróleo

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Observatório Social do Petróleo

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Com o início da campanha eleitoral nesta semana e do esperado crescimento na disseminação de notícias falsas, o Observatório Social do Petróleo lança uma nova ferramenta de checagem de informações, chamada “Fato ou Fake na Petrobrás”. A página, que já pode ser visualizada no site do OSP, analisa conteúdos sobre a estatal que circulam na internet e esclarece à população se a informação é verdadeira ou falsa.

A sessão “Fato ou Fake” foi produzida pela equipe do Instituto Latino-Americano de Estudos Políticos e Sociais (Ilaese), que atua em parceria com o OSP. Foram levantadas questões antigas e recentes envolvendo a companhia, sendo muitas delas fake news amplamente divulgadas nas redes sociais e na web.

Segundo o pesquisador do Ilaese Gustavo Machado, a Petrobrás está no epicentro do debate político nacional e um dos temas de maior destaque hoje no país é a alta dos combustíveis e a política de preços adotada pela direção da estatal, o PPI (Preço de Paridade de Importação). “Com o ‘Fato ou Fake’, queremos atestar a veracidade das informações relacionadas à Petrobrás, a fim de trazer clareza e embasamento político ao debate eleitoral”, afirma.

A página tem, inicialmente, 10 conteúdos checados e novas análises serão incluídas nas próximas semanas até as vésperas da eleição presidencial. “Com a proximidade das eleições, perfis oficiais de candidatos bolsonaristas, sua base de apoio e próprio Bolsonaro vêm reciclando antigas fakes news sobre a Petrobrás. Não podemos permitir que notícias falsas sobre a estatal se propaguem, podendo impactar na formação da opinião pública”, declara o pesquisador.

Verdade ou mentira?

É fato ou fake que a Petrobrás, por conta da corrupção, tornou-se a petrolífera mais endividada do mundo e que a empresa quase quebrou? E essa história de que a estatal não consegue refinar petróleo nacional por ser de baixa qualidade? A Petrobrás realmente doou uma refinaria à Bolívia nos governos de Lula e Evo Morales?
Acesse a página “Fato ou Fake na Petrobrás” e descubra toda verdade:  https://observatoriopetroleo.com/fake-ou-fato-na-petrobras/


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição