Pular para o conteúdo
BRASIL

Covid em Praia Grande-SP: Onda nova e postura velha!

Movimento Unificado dos Servidores de Praia Grande*

Uma nova onda de Covid assola o país. Em números de casos, a atual onda já se assemelha com as anteriores. No dia 27/06/22, tivemos 22 mil casos novos registrados no estado de São Paulo, lembrando que a média de casos nunca chegou a esse número no Estado em toda a pandemia. E aqui na região, especificamente no nosso município, temos uma imensa dificuldade de ter acesso aos dados epidemiológicos.

Servidores Públicos da Saúde informam que o atendimento de síndrome gripal aumentou de tal forma na cidade, ao ponto que diversas Usafas retomaram o atendimento separado de Sintomáticos Respiratórios (SR). Chegou ao nosso conhecimento que nesta segunda-feira (27/06/22), em apenas 1 das 30 Usafas existentes no nosso município, houve 41 atendimentos de SR, sendo mais de 15 casos positivos para Covid19. Enquanto isso, no site do Boletim Epidemiológico da prefeitura, sequer temos casos contabilizados na semana passada. O site inclusive, além de desatualizado e difícil de ser encontrado, contabiliza os dados por “semanas do ano”, tornando sua interpretação confusa, e deixando o leitor sem saber ao certo a que momento ele se refere.

Para piorar o contexto, não há recomendações ou protocolos por parte da prefeitura, fazendo com que cada Usafa tenha que esquematizar seus atendimentos e fluxos sem qualquer orientação de como fazê-lo. Não há indicação da Sesap sobre a solicitação de testes, tempo de afastamento, isolamento de contactantes ou qualquer outra informação.

Tal situação agrava-se com o momento vivido na Atenção Primária (APS), porta de entrada do nosso sistema de saúde. Embora a APS esteja bem estabelecida no município, atualmente sofre com a falta de profissionais de todas as categorias, sobrecarregando os trabalhadores existentes, que já precisam lidar com todas as demandas de saúde da população.

Em nota apresentada no Jornal da Record dessa quarta (29/07) a prefeitura afirmou que não existe casos de COVID nas escolas municipais. Infelizmente a realidade é bem diferente, recebemos diariamente relatos de afastamento de professores e alunos em diferentes escolas da cidade, sem nenhum protocolo do que fazer. O mesmo ocorre em outros equipamentos como nas Unidades do Programa de Integração e Cidadania (Pic).

E tudo que temos da prefeitura é a mesma postura negacionista desde o começo da pandemia: manutenção dos shows da Vila Junina sem qualquer protocolo sanitário, continuar sendo o único município da baixada santista que não retomou o uso de máscara nas escola e um total descompromisso com os servidores da saúde e a população usuária do SUS.

MUS/PG: facebook.com/movimento.muspg