Botem a estátua do Chico Mendes de volta
Estátua erguida em homenagem ao líder seringueiro foi depredada neste fim de semana
Publicado em: 4 de julho de 2022
Poucos dias após o assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira, no Vale do Javari, no Amazonas, e do massacre de indígenas Guarani Kaiowas, no Mato Grosso do Sul, o Brasil assiste a mais uma provocação contra os que defendem o meio ambiente.
Neste fim de semana, uma estátua de Chico Mendes, situada na praça dos povos da Floresta na cidade de Rio Branco (AC), foi depredada e vandalizada.
Chico Mendes foi seringueiro, sindicalista e uma das mais importantes lideranças ambientais da história do país. À frente de vários sindicatos e lideranças locais, Chico Mendes lutou contra o desmatamento da floresta, impedindo a atuação de madeireiros nos anos 70 e 80. Em 1988, acabou sendo assassinado a mando de um grileiro local.
A luta e a memória de Chico Mendes tornaram-se símbolos de resistência em defesa do meio ambiente e dos povos da floresta. Seu nome tornou-se sinônimo da luta contra a grilagem, o agronegócio, o desmatamento e a exploração predatória das florestas.
O ataque ocorrido neste fim de semana, portanto, deve ser enxergado como um ataque simbólico contra todos os que defendem a preservação ambiental. Angela Mendes, filha do líder seringueiro, usou suas redes sociais para protestar contra esse ataque: “Espero que o poder público investigue e tome as providências contra essa depredação não só ao patrimônio público, mas histórico e cultural de nosso País, estamos falando da imagem simbólica do Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. Não tomar nenhuma medida confirma a disposição do atual governo de continuar agindo para o apagamento do símbolo maior do Estado do Acre. Em mim dói ver o tratamento que esse governo dispensa à todo legado e à trajetória de meu pai.”
Angela também lançou a tag #BotemAEstatuaDoChicoDeVolta para dar visibilidade ao caso e para pressionar as autoridades para que os responsáveis sejam investigados e a estátua seja recolocada em seu devido lugar.
A Polícia Civil do Acre informou em uma nota emitida no último sábado, 2, que abriu um processo de investigação, contudo, a estátua segue no chão.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo