Pular para o conteúdo
BRASIL

Inauguração do Espaço Cultural Dandara: A arte e a cultura como instrumento de luta em Mauá

Hosana Meira*

No dia 22 de maio vamos inaugurar em Mauá, município que está localizado a sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, na região do ABC Paulista o Espaço Cultural Dandara, projeto idealizado e construído pelo Movimento Antirracista Dandara, coletivo formado inicialmente por pessoas que se reuniram para fortalecer a campanha da Bancada Antirracista Dandara (eleição municipal de 2020). Essas/es ativistas acreditam que a disputa pela atuação nos parlamentos é importante, entretanto, que a mudança efetiva vem a partir dos movimentos e das lutas sociais; MAD é um movimento suprapartidário que defende um projeto de esquerda sob a perspectiva antirracista, agregando as lutas das mulheres, do meio ambiente e da população LBTQIAP+.

Desde o final de 2020 o MAD constrói articulações com outros movimentos sociais para pressionar a manutenção de direitos, e para o efetivo desenvolvimento de políticas públicas para a população; participa e organiza manifestações e eventos públicos voltados para o enfrentamento ao racismo, ao machismo, a LBTQIAP+fobia e a destruição do meio ambiente – o coletivo é formado por militantes negras\os\es, indígenas e antirracistas do grande ABC, que acreditam que na arte e a na cultura enquanto instrumentos potentes e necessários na luta por nossa existência plena pois, através delas podemos nos expressar das mais diversas e belas formas, e durante os processos dessas produções nos humanizamos cada vez mais!

Teremos também uma Biblioteca Comunitária em nosso Espaço. Essa biblioteca é fruto de uma parceria com a Rede LiteraSampa de bibliotecas comunitárias que desde 2017 está em Mauá, anteriormente fazia parte do Centro Cultural Dona Leonor (CCDL), espaço inaugurado em 2011 e que era mantido pelo Coletivo Samba de Terreiro de Mauá, que custeava as contas com o dinheiro revertido das rodas de samba porém, devido a pandemia do COVID-19 não conseguiram mais manter o espaço que fechou em 2020. É uma honra para nós essa parceria com a biblioteca comunitária pois, como frequentadores do CCDL sabemos da importância que é para os espaços e territórios ter acesso ao Direito a Leitura.

*Hosana Meira, mãe, cientista social, servidora pública, militante do Movimento Antirracista Dandara e da Resistência/PSOL.