Pular para o conteúdo
BRASIL

Pesquisa mostra Lula com 46% e possibilidade de vitória em 1° turno

As pesquisas eleitorais, como essa divulgada pela Quaest Consultoria, são importantes, pois revelam uma tendência do eleitorado. Contudo, elas são limitadas ao não considerarem inúmeros outros fatores. O principal deles é que estamos diante de eleições completamente diferentes de todas as que vivenciamos desde a implementação da atual Constituição. 

Da Redação
Foto: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Em pesquisa divulgada na manhã deste desta terça (11), pela Quaest Consultoria, Lula mantém sua posição na liderança da corrida presidencial, tendência já observada em pesquisas anteriores, dessa vez com 46% das intenções de voto, contra Bolsonaro, com 29% das intenções de voto. Assim, Lula hoje consegue somar o total de votos dos demais candidatos, o que lhe dá reais chances de uma vitória em primeiro turno.

Por outro lado, parece se confirmar a dinâmica de desidratação da, assim chamada, terceira via, tendo em vista os 7% de Ciro Gomes (PDT) e os 3% de Dória (PSDB). Já as candidaturas de Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB), não foram consideradas. Segundo a empresa, foram consultadas 2.000 pessoas nos 27 Estados do país.

Menos de seis meses para preparar a derrota de Bolsonaro

As pesquisas eleitorais, como essa divulgada pela Quaest Consultoria, são importantes, pois revelam uma tendência do eleitorado. Contudo, elas são limitadas ao não considerarem inúmeros outros fatores. O principal deles é que estamos diante de um processo eleitoral completamente diferente de todos os que vivenciamos desde a implementação da atual Constituição. 

Bolsonaro não respeitou regra alguma em 2018 e não será agora que vai respeitar. Cenas como a que vimos em Juiz de Fora (MG), cidade que está recebendo visita do ex-presidente Lula, em que policiais apontam armas para manifestantes do MST que preparavam recepção a Lula, serão cada vez mais comuns. Assim como serão comuns acenos golpistas como os que vem fazendo Bolsonaro, seja no episódio do indulto concedido ao parlamentar neofascista, Daniel Silveira (PTB), seja quando convidou o exército para assessorar o processo eleitoral. A sanha golpista do bolsonarismo ficará cada vez mais desinibida.

Assim como não podemos confiar que Bolsonaro respeitará as regras do processo, não podemos confiar que os ministros do STF terão condições de atuar como garantidores da legalidade processo eleitoral, e menos ainda nos partidos e lideranças burguesas.

Para que a possibilidade de vitória em primeiro turno seja real, derrotando o bolsonarismo nas eleições e o golpismo nas ruas, só podemos confiar na nossa mobilização. Portanto, além de disputar votos, precisamos disputar e ocupar as ruas com mobilização permanente. Será necessário criar milhares de comitês populares de luta, em cada canto do país, para eleger Lula presidente, garantir sua posse e impedir qualquer reação fascista vinda da horda de Bolsonaro. Cada escola, bairro popular, praça pública, universidade, centro cultural, moradia ou local de trabalho, devem se tornar espaços de organização e mobilização. Se, no marco da campanha de Lula, conseguirmos produzir um ritmo de mobilizações permanentes, teremos força para vencer Bolsonaro.

 

Marcado como:
eleições 2022