Pular para o conteúdo
BRASIL

Prazo para emissão do título eleitoral termina no dia 04/05

Quem já tem título, mas está em situação irregular, também deve atentar ao prazo

Da Redação
Bruno Rodrigues

“Não fica de bobeira! Faz teu título e Fora Bolsonaro”, diz o panfleto do movimento de juventude Afronte, em uma atividade realizada na porta de uma escola no Ceará

Termina no dia 04 de maio o prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para emissão e regularização do título eleitoral, em tempo para votar no processo eleitoral deste ano. O procedimento é rápido e pode ser feito online, seguindo o passo a passo que indicamos ao fim deste artigo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6 milhões de brasileiros têm entre 16 e 18 anos, portanto, poderiam votar. Contudo, até então menos de 20% desse total se cadastrou, ou seja, pouco mais de 1 milhão de jovens.

Quem está em situação eleitoral irregular, ou seja, está em débito com a justiça eleitoral, também deve regularizar seu título dentro do prazo. Então, é importante conferir no site do TSE, o status da sua situação, bastando inserir seu nome completo e data de nascimento ou apenas o número do seu CPF. Caso você esteja irregular, você deve conferir aqui se tem multa para pagar, para poder votar.

Disputa intensa

Nas últimas semanas, inúmeros artistas, tanto nos palcos como nas redes sociais, ou mesmo na porta das escolas, no caso dos movimentos sociais, se empenharam em uma campanha pelo voto aos 16 anos, associando o primeiro voto ao voto contra o atual presidente e à necessidade de varrer a fome, o desemprego e a falta de perspectivas para os jovens. “Tire o título para tirar Bolsonaro”, diz uma entre as várias convocatórias que buscam mobilizar a juventude.

Mas a extrema-direita também percebeu a importância desse público e tem incidido para mobilizar seu voto. Velhas falácias que se tornaram mantras na boca da direita, como a “iminência do comunismo” ou a suposta necessidade de uma “escola sem partido”, são repetidos à exaustão nos cultos de várias igrejas neopentecostais e nas redes sociais para cativar o voto da juventude. O próprio Bolsonaro tem investido em um personagem de si mesmo e ido para suas redes, como o TikTok, onde sua presença chega a superar a de Lula, tratar seus opositores com sarcasmo, apelando para uma imagem estilo “tiozão debochado”.

Passo a passo para tirar o título

Quem está na faixa etária de 16 a 18 anos e pretende votar nessas eleições, precisa correr, pois o prazo está acabando. Caso tenha dúvidas sobre como proceder, basta seguir as orientações abaixo.

1. Separe os documentos necessários. São eles:
a) RG ou outro documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
b) Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
c) Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);
d) Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral).

2. Faça uma selfie segurando o RG, evitando não cobrir com o dedo alguma informação importante do documento.

3. Entre no site www.tse.jus.br e selecione a opção Tire Seu Título lá na aba Eleitor e Eleições. Nessa página clique na opção Atendimento a distância pelo Título Net e, em seguida, abra a opção Emita, regularize e altere seus dados do título de eleitor.

4. Informe que ainda não tem título e preencha os dados que aparecem no formulário online, subindo as fotos dos documentos e sua selfie nesta página.

5. Pronto. Título cadastrado. Então, siga acompanhando pelo aplicativo eTítulo no seu celular, para confirmar se deu tudo certo.