Pular para o conteúdo
BRASIL

O futuro pede coragem: Fernando Carneiro governador do Pará

Leia abaixo o manifesto que defende a pré-candidatura do vereador de Belém ao governo do Pará

Card com a foto de fernando carneiro. Acima, o texto: PSOL de cara própria. manifesto pela pré-candidatura de Fernando Carneiro À governador E a logo do PSOL.

Nos últimos anos, o medo passou a ser algo constante na vida do povo. Afinal, no Brasil governado por um genocida, já são mais de 650 mil vidas perdidas pela pandemia, 14 milhões de pessoas desempregadas, e o país voltou para o Mapa da Fome, com o preço dos alimentos nas alturas. Mas mesmo com os poderosos tentando impor o medo, o povo encontra coragem cotidianamente para seguir a vida, lutar por seus direitos e batalhar para conseguir pagar as contas e conseguir criar os filhos e filhas.

É essa coragem que nos move e é com ela que pretendemos enfrentar a velha política no Pará, apresentando a pré-candidatura de Fernando Carneiro ao Governo do Estado pelo PSOL.

Somos aqueles e aquelas que se recusam a ficar reféns do medo, que quer impor ao povo do Pará uma falsa dicotomia, entre a velha política, representada pela família Barbalho, e a direita autoritária e antidemocrática, capitaneada por Zequinha Marinho, Jatene e Eder Mauro.

Nossa história, nossas lutas, nossos sonhos não cabem em alianças fisiológicas e oportunistas e nem nessa falsa dicotomia das elites que se revezam no poder do Pará, e que historicamente sempre produziram riquezas para suas famílias e um punhado de grandes empresários, enquanto a maioria do povo paraense convive com mazelas socioambientais.

É preciso coragem para combater essas elites e apresentar um programa anticapitalista, feminista, antirracista e ecossocialista, que defenda profundas transformações sociais e que seja a expressão da luta da classe trabalhadora, das mulheres, da negritude, da população LGBTQIA+, dos quilombolas, de ribeirinhos, indígenas, camponeses e da juventude.

Um programa que valorize os servidores e o serviço público e não retire direitos previdenciários, como fez o governador Helder Barbalho, seguindo a cartilha neoliberal de Jatene. Um programa que incentive a agricultura familiar e não governe apenas para o agronegócio ou para as grandes mineradoras. Um programa que combata a violência no campo e que desenvolva políticas sociais para o enfrentamento à violência urbana. Um programa que inverta prioridades e tenha a coragem de combater privilégios, pois é hora dos de baixo governarem.

E nessa disputa eleitoral, não podemos fazer apostas incertas. Precisamos dispor de nossos melhores quadros, que tenham a coragem de assumir esse desafio de transformar o Pará.

Historiador, participou das lutas pela meia-passagem e contra a ditadura e, desde 2013 é vereador na capital, sendo uma referência na defesa dos direitos do povo e de combate aos acordos da velha política. Fernando tem acúmulo eleitoral e foi nosso candidato a governador em 2010 e 2018, apresentando um programa socialista e defendendo um novo modelo de desenvolvimento econômico e social que respeite nossos povos e proteja nossa diversidade socioambiental.

Assim, fazemos um chamado aqueles e aquelas que tem coragem, à militância do PSOL, aos demais partidos de esquerda, aos movimentos sociais e populares, aos intelectuais, aos artistas e a todos e todas que querem construir uma alternativa de poder dos de baixo, contra os privilégios de uma elite conservadora, atrasada e que explora há séculos nossas riquezas naturais, para estarem com a gente na construção de um novo futuro. E pra ter assegurado o direito ao futuro, é preciso coragem e isso Fernando Carneiro e o povo do Pará têm de sobra!

Apoiam esse manifesto as correntes internas do PSOL: APS, MES, CST, Resistência, a Dep. Federal Vivi Reis e a Bancada Mulheres Amazônidas.