Campanha de Solidariedade | Ajude Paulo Aguena, o Cata, na luta contra o câncer
Publicado em: 11 de março de 2022
A vida é feita de luta. Mas há lutas justas e injustas; lutas coletivas e individuais. Paulo Aguena, o nosso Cata, dedica sua vida, há quarenta anos, à mais bela causa coletiva: a luta pela construção de uma sociedade sem exploração e opressão, uma sociedade socialista.
Cata está na primeira fileira da batalha pela revolução contra o capitalismo. Ao longo de décadas, nas fábricas, canteiros de obra, salas de aula, fábricas, ocupações populares, greves, manifestações, na formação e construção de organizações revolucionárias, Paulo esteve sempre presente com paixão e dedicação incondicionais à causa dos trabalhadores, do internacionalismo proletário e do socialismo.
Nessa luta, Cata passou por São Carlos, Cubatão, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Buenos Aires, São José dos Campos, entre outros lugares. Tem um legado de construção e formação socialistas e fez incontáveis amizades e camaradas de luta.
As pessoas importam muito. Quarenta anos dedicados à luta pela revolução socialista internacional tem enorme valor. Cata é um desses imprescindíveis na luta dos trabalhadores e dos oprimidos. Ele não é um militante dos holofotes — sua militância é o avesso do narcisismo das redes tão em voga nos dias atuais.
Apaixonado e talentoso, o Cata entrou na luta socialista na Universidade Federal de São Carlos no início dos anos 1980, depois foi para Cubatão (SP) construir a luta junto com operários da região. Foi perseguido pela Ditadura e demitido, mas nunca deixou a militância. Em 2013, o Estado brasileiro reconheceu a injustiça e conferiu a ele a condição de anistiado político na 77° Caravana da Anistia.
No seu depoimento, ele falou sobre os construtores, os organizadores, os que ficam nos bastidores da política, muitas vezes fazendo o trabalho “pesado” que passa desapercebido. O Cata é um construtor, característica que tanto faz falta num tempo em que os coletivos são permanentemente questionados em nome de projetos individuais.
Cata sempre fez tudo pelo coletivo com extraordinária abnegação e capacidade. Entregou o seu melhor para a Convergência Socialista, do PT, até o início do anos noventa, para o PSTU até 2016 e desde então para a corrente Resistência, do PSOL. Agora chegou o momento de devolvermos a generosidade, de sermos “todos por um”. Precisamos de ajuda. Pedimos doações para financiar o tratamento médico necessário contra um câncer muito agressivo que ameaça sua vida. O Sistema Único de Saúde (SUS), infelizmente, não dá cobertura ao tratamento mais avançado e, portanto, mais indicado para prolongar a vida, no caso dele. Cada doação é um passo em frente. Faça parte dessa corrente de solidariedade e contribua com o que você puder!
Coragem, confiança, esperança!
? Dados para o depósito
Paulo Afonso Salgado Aguena
Banco do Brasil
BB Ag 6918-3 CC 15556-X
CPF 070.211.478-21
? PIX
CPF 070.211.478-21
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo