Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

8M greve transfronteiriça: um grito global contra a violência!

Após uma assembleia pública organizada pelas redes Feministas Transfronteiriças e EAST (Essential Autonomous Struggles Transnational), que reuniu dezenas de camaradas da América Latina e Europa de Leste num processo de diálogo e acumulação de conhecimentos, erguemos a nossa voz para apelar a uma greve e mobilização feminista, transfeminista e anti-patriarcal transnacional, agora mais do que nunca contra a violência que nos oprime.

Durante os últimos anos, mulheres e pessoas LGBTQIPA+ lutaram contra uma intensificação da violência machista e baseada no género, a precariedade da vida, a violência contra os povos indígenas, a repressão policial, a criminalização dos protestos e as violações dos direitos dos migrantes e refugiados. Nestes anos, as nossas formas de resistência têm-se refletido no avanço das lutas em diferentes territórios, conquistando direitos e opondo-se às políticas neoliberais e de extrema-direita. 

Hoje reafirmamos que o processo de greve é o que nos permite recuperar a visibilidade coletiva e continuar a tecer coletivamente e para além das fronteiras a nossa rebelião.

Hoje, reiteramos a força do movimento transfeminista e o processo da greve, como uma prática que nos permite encontrar ligações entre as nossas diferentes lutas, articular as revoltas nos nossos territórios e construir um movimento maciço e radical. Hoje reafirmamos que o processo de greve é o que nos permite recuperar a visibilidade coletiva e continuar a tecer coletivamente e para além das fronteiras a nossa rebelião.

A nossa greve articula-se de muitas formas diferentes e será expressa em ações, manifestações, ocupação de espaços públicos, greves laborais, reprodutivas, de género e de consumo, porque as nossas condições e o lugar em que nos encontramos são diversos, mas estamos unidas por um grito de rebelião contra este sistema patriarcal, racista, especista e capitalista. Hoje apelamos a todos para se juntarem a um grito global contra a guerra em 8M. Mais uma vez não ficaremos em silêncio, a nossa insubordinação e luta será ouvida, contra a violência e contra cada uma das opressões que transpassam os nossos corpos. 

Hoje, com a eclosão da guerra na Ucrânia, queremos recordar que a guerra é o reflexo mais explícito da violência do Estado, da violência patriarcal, racista, especista que se reflete nos nossos territórios e nos nossos corpos. Continuamos a denunciar a violência estrutural das fronteiras, vendo como os governos de todo o mundo abrem as suas portas aos migrantes apenas quando necessitam deles para fornecer mão-de-obra e serviços de cuidados, ou quando podem ser utilizados como instrumento de negociação política, enquanto muitos permanecem sem autorização de residência e segurança social. Este ano, as feministas dizem greve contra a guerra, contra a OTAN e contra os interesses nacionalistas da Rússia. O nosso movimento feminista é anti-imperialista. Nós feministas somos rebeldes contra a repressão no Kurdistão, no Iémen, no Afeganistão, na Palestina e em vários territórios do AbyaYala e continuamos a lutar e a defender a liberdade e autodeterminação dos povos.

 

O 8 de Março, às 20h00, vamos acordar nas ruas para um grito global. 

#HuelgaaLaGuerra #StrikeTheWar                  

#8MGritoGlobal #8MGlobalScream